Roteiros brasileiros "O Segredo de Sikán" e "O Casamento" são selecionados pelo Hubert Bals Fund

O Hubert Bals Fund, renomado fundo internacional parceiro do Projeto Paradiso no impulsionamento do cinema brasileiro, anuncia os projetos audiovisuais contemplados na primeira seleção de 2022. A novidade é que este ano o Fundo selecionou apenas projetos de mulheres, entre eles dois longas-metragens brasileiros: "O Segredo de Sikán", de Everlane Moraes e Tatiana Monge Herrera, e "O Casamento", de Maíra Bühler.

Os projetos receberão do HBF o incentivo de 10 mil euros cada para desenvolvimento dos roteiros. O Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, também oferece um reconhecimento adicional de US 1 mil às produções selecionadas. Desde sua criação, há mais de 30 anos, o Hubert Bals Fund já apoiou quase 70 filmes nacionais, e o Brasil representa cerca de 10% dos candidatos ao seu financiamento. "Os incentivos que podemos propor, em parceria com o Hubert Bals Fund, são essenciais para fomentar o desenvolvimento e criação de conteúdos nacionais, além de ser um incentivo potente para a continuidade do cinema independente, autoral, que ajudar a fortalecer o lugar do cinema brasileiro no mundo", diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. 

As duas obras selecionadas desta vez são desenvolvidas por profissionais que integram a Rede Paradiso de Talentos, beneficiados por bolsas e prêmios do Projeto Paradiso. Maira Bühler passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos após receber uma Bolsa Paradiso para desenvolver "O Casamento", seu primeiro longa de ficção, no Taller de Líneas Argumentales en Español, do Cine Qua Non Lab (México), este ano. 

Escrito e dirigido por Maíra Bühler, "O Casamento" é uma comédia satírica é baseada numa história real, e será filmada no Rio de Janeiro e Xingu (AM). A trama se passa no verão de 1952, e é protagonizada por Ayres da Cunha, um homem que causa polêmica ao resolver se casar com a índia Diacuí. Esse amor era proibido pelas leis brasileiras da época, e ficou conhecida, na época, por conta de uma fotorreportagem da revista O Cruzeiro, onde foi narrada como um folhetim. Depois disso, ganhou rádio e cinejornais a sociedade brasileira inteira passou a se perguntar: o amor entre um homem branco e uma selvagem é legítimo? "O Casamento" será é uma produção da Abrolho Filmes e deverá ser lançado em 2024.

Já Everlane Moraes, de "Sikán", passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos em 2020 após receber um prêmio do Projeto Paradiso no BrLab para participar do Torino Film Lab Next Film (Itália). Fernanda Vidigal, produtora do filme e outro Talento Paradiso, recebeu uma Bolsa Paradiso para participar do Conecta, Laboratório de Distribución para América Latina y el Caribe, dentro do Bogotá Audiovisual Market (BAM), em 2019. 

A parceria entre o Projeto Paradiso e o Hubert Bals Fund foi firmada em 2021 com o intuito de fortalecer seu apoio a projetos brasileiros dentro do programa HBF Script and Project Development. "Esses patrocínios são importantes para manter nossa indústria cultural ativa e essa terceira seleção reforça a importância de fomentar os laços com instituições como essa que abrem oportunidades para os nossos talentos" finaliza Josephine. Em 2021, o fundo contemplou três projetos brasileiros: "Canção da Noite", de Maya Da-Rin; "Amores Surdos 1500", de Grace Passô; e "Quatro Meninas", de Karen Suzanne e Clara Ferrer.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui