Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual se reúne no início de agosto

Em uma semana movimentada no cenário da política audiovisual, o secretário Especial de Cultura, Mario Frias, anunciou que convocará nova reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA). A reunião deve acontecer no dia 4 de agosto, de acordo com publicação feita nesta sexta, 25, em rede social do secretário. Segundo ele, serão deliberadas as diretrizes e metas para o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e será apresentado o plano de investimentos para o lançamento de novos editais.

Conforme apurou TELA VIVA, será anunciado um cronograma de editais que começam a ser lançados ainda em 2021.

Após a reunião mais recente do CGFSA, realizada no dia 12 de maio, Frias falou em investimentos de cerca de R$ 400 milhões através do FSA. Naquele encontro foi apresentada ao CGFSA uma estimativa de saldo de recursos para investimentos no valor de R$ 448,9 milhões.

Movimentação política

Nesta semana, foi encaminhada ao Senado a indicação do servidor de carreira da Ancine Tiago Mafra dos Santos para uma vaga na diretoria da Ancine. Atualmente, a agência reguladora está sob o comando de uma diretoria interina, apesar de outros dois nomes já terem sido indicados para as vagas efetivas na Ancine – Vinícius Clay e Alex Braga.

Além disso, também nesta semana, foi anunciada a nova composição do Conselho Superior de Cinema (CSC), colegiado responsável por dar as diretrizes políticas do cinema e do audiovisual.

Dois membros da nova composição do CSC também fazem parte do CGFSA: o diretor de governança da TV Record, Hiran Silveira, e o roteirista e diretor Paulo Cursino. Eles são dois dos três representantes titulares do setor audiovisual no Comitê Gestor do FSA. Cícero Aragon, fundador e executivo da programadora Box Brazil, é o terceiro. Rodrigo Martins, Bruno Wainer e Alexandre Machado são os respectivos suplentes.

Compõem ainda o CGFSA:
* o ministro do Turismo, tendo seu substituto legal como suplente;
* o secretário Especial da Cultura, tendo o secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura como suplente;
* o secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República, tendo o assessor especial da Secretaria Executiva, como suplente;
* o chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação;
* o diretor-presidente da Ancine, tendo o seu substituto legal como suplente;
* representando as instituições financeiras credenciadas pelo Comitê Gestor, o chefe do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES.

1 COMENTÁRIO

  1. Vão finalmente aprovar e lançar os editais de 2019, 2020 e 2021 e anunciar os investimentos também para 2022? Ou vão fazer palanque para atacar a Lei Paulo Gustavo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui