A partir do dia 27 de junho estarão abertas as inscrições para a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, uma realização da Heco Produções, do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania e da Guajiru Produções. A direção geral é de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do festival até o dia 25 de agosto. Poderão se inscrever na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, filmes de todos os gêneros – obras ficcionais, não-ficcionais e animações, exceto videoclipes – desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2023.
A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro, e ao longo desse período o público poderá assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos mais de 30 filmes, entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Prêmio do Público, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra. Diariamente ocorrem debates com cineastas, atores e atrizes que tiveram seus filmes exibidos no evento, além de seminários com profissionais do audiovisual. Toda a programação é gratuita.
Cursos de formação
Meses antes do início da mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde sua primeira edição, o projeto oferece a jovens do município uma série de cursos objetivando proporcionar aos jovens o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, roteiro, produção e fotografia. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens, que são exibidos durante a Mostra de Cinema de Gostoso. Por fim, os alunos participam diretamente da equipe de organização da Mostra.
Desde 2013, 153 alunos se formaram nos cursos, resultando na realização de 25 curtas-metragens e 56 oficinas. Os curtas produzidos pelos alunos têm proporcionado a esse grupo de jovens uma visibilidade em âmbito nacional e internacional, tendo sido exibidos em dezenas de festivais de cinema e comercializados para canais de TV aberta e a cabo. Em 2024, os alunos participarão das oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Realização Audiovisual e Edição de Imagem.