TCL Channel investe no Brasil e quer ter 60 novos canais localizados até o fim do ano

Janaína Tadeu, gerente de conteúdo da TCL (Foto: Divulgação)

A TCL é uma marca de televisores global que, visando acompanhar as evoluções do mercado, lançou em 2019 o TCL Channel, aplicativo de streaming gratuito das TVs da TCL. O primeiro território a explorar o serviço foi a Índia. Após expansão nos mercados asiático e norte-americano, o app chegou à América Latina. No Brasil, a operação local funciona há cinco meses

Com o objetivo de expandir a atuação e se estabelecer no mercado brasileiro, o TCL Channel segue ampliando o leque de canais e conteúdos disponíveis para o público. Hoje, o aplicativo da TCL possui mais de 24 milhões de usuários mundiais e cerca de quatro milhões de usuários no Brasil, pretendendo assim usar o País como porta de entrada para a sua expansão no continente latino-americano. Para isso, investe na oferta de tecnologias e serviços de solução personalizadas para seus clientes anunciantes.

Como parte da estratégia de crescimento, foram realizadas recentes inclusões de conteúdo na plataforma, como a Record News e a CNN Brasil, assim como novas parcerias estratégicas e exclusivas com o Grupo Bandeirantes e Dia Estúdio, com o canal Dia TV. "Do lançamento da operação local até agora já houve uma grande evolução, principalmente com a entrada dos canais de produção nacional e dos localizados, isto é, que possuem conteúdos com opções dubladas e legendadas em português. Esse foi um grande diferencial para nós. O app já estava disponível há anos nos aparelhos da TCL, mas não tinha muito conteúdo de produção local nem os localizados. Do começo do ano pra cá, trabalhamos na integração de grandes marcas e canais relevantes e já notamos um crescimento no número de horas de consumo na plataforma. Ter produção nacional faz uma diferença significativa e muda toda a figura", revelou Janaína Tadeu, gerente de conteúdo da TCL, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Curadoria ampla para a entrada de novos canais 

A executiva destacou os próximos planos em relação à inclusão de novos canais: "Nossa curadoria busca conectar todos os perfis de consumidores dos nossos aparelhos de TV. É um trabalho feito em parceria com as nossas equipes de vendas para entender o perfil dos consumidores que têm TV TCL. A curadoria é bem ampla. Queremos contemplar diferentes classes socais, perfis e faixas-etárias. Por isso temos desde os conteúdos do Dia Estúdio, que direcionamos para um público mais jovem, até os mais tradicionais". Nesse sentido, Janaína comentou sobre a recente parceria firmada com a Band, que envolve o lançamento de três canais de conteúdos do grupo de mídia que serão exclusivos do TCL Channel – "Faustão na Band", "1001 Perguntas" e "Linha de Combate" – este último, um programa policial, que a TCL entende que tem engajamento com o público brasileiro. "Conversando com a Band, concluímos que seria um canal interessante para termos dentro do TCL Channel. E assim conseguimos demonstrar que estamos abertos a todo tipo de conteúdo, da TV tradicional até o conteúdo de linguagem mais jovem e inovadora", apontou. 

Para os próximos meses, a marca deve anunciar a entrada de novos canais – entre eles, a Jovem Pan News e o Cultne TV. "Os canais nichados são uma tendência que acompanha um movimento que já vinha da TV por assinatura e que nos permite o contato com os 'super fãs', isto é, as pessoas que são heavy users daquele conteúdo e gostam de maratonar", mencionou a executiva. Como exemplo, ela trouxe o canal do "MasterChef Brasil", que performa bem na plataforma justamente por atrair esse público que quer acompanhar o programa o dia inteiro. 

(Imagem: Divulgação)

Parceria com grupos de mídia, marcas e agências 

Nesse processo de fechar negócios para trazer novos canais para o TCL Channel, Janaína avalia como positiva a recepção dos grupos de mídia mais tradicionais a essas inovações. "É um mercado que está se abrindo muito para essa experiência. Ainda existem dúvidas, mas sinto que todos estão dispostos a tentar, fazer suas experiências dentro desse ambiente e ver o que dá certo – se é uma programação mais parecida com a da TV linear, como é o caso do New Brasil, que está chegando ao app da TCL nas próximas semanas, ou se é um conteúdo super nichado, um single IP. Para as TVs tradicionais, uma das grandes vantagens é conhecer ainda mais sua audiência, o que ajuda nos departamentos comerciais também", analisou. 

Em relação ao mercado anunciante e as agências, a percepção é de que eles estão em uma etapa similar à do provedor de conteúdo. "As empresas estão fazendo experiências e dando alguns direcionais, com parte dos investimentos de mídia indo para o FAST para ver o retorno que vai dar. Outras já são mais conservadoras. Mas mudou bastante. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país que tem o maior número de ad tests. E temos um público muito fiel aqui, com usuários muito interessados, constantemente assistindo aos FAST channels. Um número cada vez maior de usuários é o que vai motivar e passar mais segurança para direcionarem os investimentos de mídia para o FAST", apostou a gerente de conteúdo. 

Particularidade do público brasileiro

Para ela, essa pré-disposição dos consumidores brasileiros a testarem novidades é uma particularidade bastante positiva do mercado nacional. "É um público muito aberto a novidades – e esse foi inclusive um ponto que chamou bastante a atenção da TCL global. Ainda que não tivéssemos tantos canais localizados no Brasil, o número de acessos no país já era bem significativo. Só de ver o ícone para a entrada no app nos aparelhos as pessoas já se sentem motivadas a entrarem, testarem. Talvez não ficassem tanto tempo conectadas, especialmente pela barreira da língua, mas entravam. O brasileiro não tem medo de tecnologia", reforça. 

Atualmente, o grande foco do TCL Channel é o mercado brasileiro, apesar do grupo também já trabalhar com pequenas ações pela América Latina. "Estabelecemos a meta de, até o fim do ano, ter ao menos 60 novos canais localizados em língua portuguesa para ter uma oferta atraente aos usuários. É o momento de caminhar de mãos dadas com os provedores de conteúdo, que são nossos parceiros. Dentre esses novos canais, teremos alguns que já estão disponíveis em plataformas similares a nossa e também canais novos, buscando proporcionar ao público uma experiência diferente dentro do TCL Channel", adiantou. 

Ambiente favorável aos canais de YouTube

A executiva destacou ainda que o ambiente FAST permite experimentação. "É um processo bem menos burocrático do que criar um canal da Pay TV, por exemplo. A facilidade é muito maior, uma vez que não temos as exigências de documentação e regulamentação dos canais da TV por assinatura. Além disso, não precisa de um investimento muito alto em tecnologia para ter um FAST channel", explicou. "Com isso, conseguimos atrair para dentro dessa experiência muitos canais de YouTube – o que também é uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, os canais que começaram no YouTube já entenderam isso. Eles encontram no FAST uma outra fonte de receita, além de ampliarem seu alcance e atingirem novas audiências. O FAST channel não é uma ameaça para as outras plataformas já existentes, e sim algo que agrega. É muito interessante para o mercado no geral", enfatizou. 

No futuro, Janaína acredita que, num contexto do consumidor cada vez mais educado a respeito do FAST e habituado ao consumo dentro dessas plataformas, ter um aplicativo de streaming gratuito dentro dos aparelhos será um diferencial na decisão de comprar ou não a TV de determinada marca. "Ter esse tipo de serviço fará uma grande diferença. O consumidor vai analisar o custo-benefício. Essa gama gigantesca de conteúdos disponíveis gratuitamente – com canais que ele muitas vezes tinha dificuldade de acessar, eram pagos ou ele até não conhecia – vai se tornar um diferencial, sim. O consumo de conteúdo é algo muito individual – ainda mais pensando no Brasil, que tem pessoas de bolsos, regiões e gostos muito diferentes. Faz parte do nosso trabalho ter essa oferta gratuita. O Brasil é muito amplo, com pessoas de todos os perfis, ainda mais se sairmos do nosso eixo Rio-São Paulo. Tem público para todo tipo de conteúdo", concluiu. 

A TCL detém a segunda posição global com 25,26 milhões de unidades em remessas de TV e um market share de 12,5%,. Além disso, é considerada uma das empresas pioneiras em trazer o formato FAST para a indústria brasileira de streaming de mídia, sendo a segunda marca de TV a iniciar uma operação local no Brasil.

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