A Globo já se prepara junto ao mercado publicitário para mais uma edição da "Globo Friday", projeto voltado a oportunidades na Back Friday, data que está cada vez mais consolidada no calendário brasileiro. Além de formatos exclusivos no Globoplay e nos portais (globo.com, g1, ge e gshow), os parceiros terão novas oportunidades com o uso do GAMA, plataforma de mídia programática da Globo. Como ponto alto da "Globo Friday", a TV Globo exibe o programa especial "Vem Que Tem na Globo", que ganha novo formato e marca a estreia da apresentadora Eliana no canal.
"Temos um plano de alto impacto e, ao mesmo tempo, totalmente customizável aos objetivos de cada anunciante. Os serviços de inteligência da Globo ganham mais fôlego, ficando à disposição dos nossos parceiros para a construção de pacotes no ecossistema digital da empresa, contemplando todas as etapas do funil de vendas", destaca Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.
Pesquisa
Uma pesquisa inédita da Globo, realizada com 3 mil brasileiros em junho de 2024, mostrou que o brasileiro está disposto em investir na Black Friday. De acordo com o estudo, 39% dos entrevistados planejam comprar algum produto na data em 2024, sendo 56% destes pertencentes à classe AB, o maior percentual dos que responderam. Os itens de maior interesse são: smartphones, roupas e acessórios e eletrodomésticos. O levantamento mostrou também que há maior busca por ofertas nos aplicativos e sites dos varejistas. A versão completa está disponível em Gente, plataforma de pesquisas e insights da Globo, e no portal Globo Ads, ecossistema de soluções da Globo para as marcas.
Projeto comercial
Atenta a esse movimento, a Globo montou um projeto comercial altamente customizável para cotistas de todos os tamanhos. Os parceiros podem combinar diferentes formatos de mídia para garantir uma estratégia de comunicação efetiva e alinhada com o público de interesse. Na prática, o anunciante que adquirir cotas no módulo TV Globo, por exemplo, poderá utilizar o valor do investimento como saldo para montar o plano de mídia na grade que mais lhe interessa, como reservar espaços de comerciais avulsos na programação ao longo do mês de novembro ou escolher formatos premium com exclusividade nos programas, como o "primeiríssima" ou o break exclusivo. O projeto deste ano também impulsionou as entregas digitais.
Outros formatos do Globoplay já conhecidos do mercado também estarão contemplados nas entregas da Globo Friday. É o caso do Globo DAI, que segmenta o público na transmissão linear da TV Globo e dos canais por assinatura no streaming, e os formatos não intrusivos que só aparecem quando o usuário decide pausar o conteúdo a que assiste (Pause ADs) ou no intervalo entre o fim de um episódio e o início de outro (Binge ADs). Há ainda a possibilidade do uso do GAMA, plataforma programática que encontra, de forma automatizada, os melhores espaços para a veiculação das campanhas, inclusive fora das plataformas Globo. Este formato também possibilita a presença em mobiliário urbano com a presença de telas instaladas em shoppings e supermercados.
"Vem Que Tem na Globo" em novo formato
Ponto alto da "Globo Friday", o "Vem Que Tem na Globo" marcará a estreia da apresentadora Eliana na TV Globo, no dia 28 de novembro – a quinta-feira que antecede a Black Friday. A terceira edição do programa especial ganha uma nova dinâmica. No game show entre duas famílias, esquetes originais de dramaturgia serão exibidas com produtos dos patrocinadores em destaque. Os roteiros serão desenvolvidos de acordo com o briefing de cada marca. As famílias, então, serão desafiadas a acertar o preço de experiências inusitadas nas cenas. Aquela que acertar, leva os produtos pra casa e desbloqueia descontos para o público.
Para os anunciantes, é a oportunidade de se associar a uma janela completa de exposição. Além das chamadas e ações no programa, os três principais patrocinadores poderão contar com a "Central Vem Que Tem" nos breaks da Globo, além de garantirem presença na landing page especial do programa com infográficos, games e quizz sobre as marcas. Em 2023, o "Vem Que Tem" registrou mais de 690 mil leituras dos QR Codes de ofertas exibidos na tela.
No digital, banners com as ofertas ocuparão todas as homes dos portais nas datas mais estratégicas de cada campanha ao longo de novembro, enquanto creators reforçarão as mensagens dos anunciantes nas redes sociais.