Público cresce 10% no primeiro semestre no Brasil, chegando a 80,6 milhões

A Ancine publicou nesta segunda, 25, no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, o informe de mercado de salas de exibição relativo ao primeiro semestre de 2014. Segundo a agência reguladora, nos primeiros seis meses do ano, o público em salas de cinema cresceu 10% em relação ao mesmo período do ano passado – de 73,2 milhões de espectadores para 80,6 milhões. Desde 2009, o público total do primeiro semestre nas salas brasileiras vem aumentando gradativamente.

A participação de público das obras brasileiras chegou a 14,2%, acumulando 11,5 milhões de ingressos. No semestre, foram exibidos 107 títulos brasileiros (contra 93 no mesmo período de 2013). Desses, 55 foram lançados em 2014, mantendo o mesmo patamar do ano passado.

Onze obras brasileiras alcançaram mais de 100 mil espectadores no primeiro semestre, sendo responsáveis por 96% do público do cinema nacional. Desses 11, quatro ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores: “Até que a sorte nos separe 2”, de Roberto Santucci;  “S.O.S. mulheres ao mar”, de Cris D'Amato; “Os homens são de Marte… e é para lá que eu vou” , de Marcus Baldini; e “Muita calma nessa hora 2”, de Felipe Joffily.

Salas

Nos primeiros seis meses, a soma das salas ocupadas pelos lançamentos nacionais nas semanas de estreia alcançou 3.828 salas, contra 3.321 ocupadas por estreias nacionais no mesmo período de 2013, um aumento de 15%.

O parque exibidor brasileiro encerrou a primeira metade do ano com um total de 2.765 salas de exibição – 194 salas a mais do que na primeira metade de 2013. A região Sudeste teve 67 salas inauguradas no primeiro semestre de 2014, seguida das 50 novas salas de exibição da região Nordeste; o Sul ganhou nove salas novas; e a região Norte teve oito salas implementadas.

Veja o estudo aqui.

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