CINEMA
25/08/2021, 16:16

15ª edição da CineBH terá como tema "Cinema e Vigilância"

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte inicia sua 15ª edição no dia 28 de setembro, indo até o dia 3 de outubro com vasta programação gratuita e online. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado em plataforma virtual, por conta da pandemia de Covid-19. Filmes, debates, rodas de conversa, pré-estreias e as atividades do Brasil CineMundi – 12th International Coproduction Meeting poderão ser acompanhados pelo site. 

A temática central da 15ª CineBH, definida pelo trio de curadores Pedro Butcher, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda é "Cinema e Vigilância". 

Possivelmente devido à pandemia, o mundo vive um novo boom do chamado "capitalismo de vigilância", devido à utilização ainda mais intensa de dispositivos virtuais de comunicação e ações das mais banais do cotidiano. Isso já está sendo incorporado ao imaginário cinematográfico, seja em filmes de viés questionador ou em peças de entretenimento que se valem de mecanismos amplamente utilizados (caso da ficção "Host", filme de terror todo realizado pelo Zoom). "A pandemia abriu novos precedentes em relação à coleta e acúmulo de informações, como dados de rastreamento compartilhados por companhias telefônicas com governos, ou drones identificando e repreendendo pessoas que desrespeitaram a quarentena. Isso, ao fim, é produção de um novo tipo de imagem, tanto na sua natureza quando na sua utilização. E até pela inquietude natural de artistas que usam a imagem como meio de expressão, elas chamam atenção para novas formas de realização cinematográfica", diz Marcelo Miranda, um dos curadores da mostra. 

A programação de filmes e debates da Mostra Temática na 15ª CineBH vai se deter em torno dessas questões, aprofundando e aprimorando-as. Longas e curtas-metragens em pré-estreia e a presença de cineastas e pesquisadores vão incrementar o assunto e oferecer aos espectadores a oportunidade de pensar, junto com o evento, de que forma tudo isso movimenta o mundo no qual estamos inseridos através do audiovisual.

Forensic Architecture 

Dentro da temática "Cinema e Vigilância", o destaque da 15ª CineBH é o trabalho do Forensic Architecture. O coletivo multidisciplinar de pesquisas inovadoras através do cinema e audiovisual com base na universidade Goldsmith, em Londres, faz um uso subversivo dos mecanismos e imagens de vigilância atuais (como registros captados por satélites, câmeras de segurança, portáteis esmartphones) para investigações profundas sobre diversos assuntos de interesse mundial e humanitário. Realizando obras entre o documentário e as artes visuais, o Forensic Architecture investiga e reconstitui situações de guerra, confronto e desrespeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, levando em consideração contextos jurídicos, políticos e artísticos. O grupo foi fundado em 2011 pelo arquiteto israelense Eyal Weizman e reúne integrantes de várias áreas, como cineastas, arquitetos, urbanistas e ativistas de diversos países – um dos fundadores do grupo é o arquiteto brasileiro Paulo Tavares.

Durante a 15ª CineBH, serão apresentados alguns trabalhos desenvolvidos pelo Forensic Architecture, além de discussões sobre sua trajetória e suas iniciativas no audiovisual. 

Filmes 

Os filmes que compõem a Mostra Temática "Cinema e Vigilância" são: "Bottled Songs 1-4" (Alemanha/ França, Chloé Galibert-Laîné e Kevin B. Lee), "Can the Sun Lie?" (Reino Unido, Susan Schuppli), "Cena do Crime" (Brasil, Pedro Tavares), "Il n'y aura plus de nuit" (França, Éléonore Weber), "Nunca é Noite no Mapa" (Brasil, Ernesto de Carvalho), "Transformers: the Premake" (EUA, Kevin B. Lee) e "Un Pays qui se tient Sage" (França, David Dufresne). 

A 15ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12º Brasil CineMundi integram o Cinema Sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top