2ª Mostra Taturana de Cinema traz discussão sobre democracia e antirracismo

Com programação online e presencial entre os dias 14 e 19 de setembro, a 2ª Mostra Taturana de Cinema, organizada pela Taturana Mobilização Social, em parceria com Coalizão Negra por Direitos, Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e Wonder Maria Filmes, exibe longas e curtas documentais que abordam o tema democracia e antirracismo. 

Este ano, parte do evento será realizada em Portugal com colaboração do site Buala, Inmune, (Instituto da Mulher Negra em Portugal), SOS-Racismo e Nêga Filmes. "Acreditamos que o cinema é uma ferramenta privilegiada para mediar discussões urgentes, principalmente entre o público jovem – um dos públicos-alvo da Mostra. O evento tem como objetivo fomentar diálogos que ampliem a compreensão sobre as origens do racismo e de que forma ele atua e se perpetua no Brasil, a partir de conversas com lideranças negras e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento", ressalta Amanda Letícia, coordenadora de mobilização da Mostra. 

A curadoria da Mostra selecionou 23 filmes dirigidos apenas por pessoas negras e indígenas e promoverá nove sessões presenciais, debates, encontros, oficinas e rodadas de conversas com lideranças e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento. 

Entre os filmes que serão exibidos, estão "Cavalo", de Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti; "Nhemonguetá Kunhã Mbaraete", de Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro; "Raízes", de Simone Nascimento e Well Amorim; "Travessia", de Safira Moreira; "O Caso do Homem Errado", de Camila de Moraes; "Chico Rei Entre Nós", de Joyce Prado; "Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé", de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra; "A Sússia", de Lucrécia Dias; "Pontes sobre abismos", de Aline Motta; "Thinya", de Lia Letícia; "Sementes: mulheres pretas no poder", de Éthel Oliveira e Júlia Mariano; "Ipa | Ipá", de Thais Scabio; "O Bocado da Cova da Moura que Há em Nós", de Edson Diniz e Edu Semedo; e "Bastien", de Welket Bungué, entre outros. 

As escolhas refletem o conceito desta edição que está dividida em seis eixos temáticos nos quais os filmes se organizam. São eles: Experiências do corpo e da fé: religiosidade, estética e antirracismo; Em defesa da vida: direito ao território e ao modo de viver; Árvore da memória: busca da ancestralidade e o combate ao apagamento e à invisibilidade; Muros do racismo: estruturas e fronteiras geográficas, materiais e simbólicas; Vidas negras importam: violência de Estado e genocídio da população negra; Outras histórias possíveis: memória, vozes e disputa de narrativas. Todos os longa-metragens ficarão disponíveis durante 48h e os curtas poderão ser assistidos durante toda semana em que acontece o evento. 

Ainda estão previstas oficinas e encontros online para grupos fechados ou mediante inscrição prévia. A programação completa já está disponível no site. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui