Festival Assim Vivemos seleciona 38 filmes para sua nona edição

A nona edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência está marcada para os meses de outubro e novembro, nas sedes do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (2 a 14 de outubro), Rio de Janeiro (23 de outubro a 4 de novembro) e Brasília (12 a 24 de novembro). Toda a programação tem entrada franca. 

O Assim Vivemos recebeu 1064 inscrições de diversos lugares e selecionou 38 delas. Nesta edição, compõem o programa obras da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Itália, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia. Os países com maior número de produções – cinco cada – são Brasil, Itália e Nova Zelândia. Estados Unidos e Reino Unido serão representados com três filmes cada e, da Índia e da Rússia, virão dois. Os temas são variados, como amor, esporte e arte. 

Além da exibição de filmes, serão promovidos quatro debates em cada cidade. Ao final, serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados.

O Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em Libras nos debates). As sedes dos CCBBs ainda são acessíveis para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

A direção geral do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon e o evento é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cidadania e produção da Cinema Falado Produções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui