Rota – Festival de Roteiro Audiovisual reúne debates, palestras e mostra de filmes

A terceira edição do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontece entre os dias 2 e 7 de outubro na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. A programação contempla debates, palestras, estudos de caso e masterclass, além de exibição de 14 curtas selecionados, de documentário e ficção, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, que é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Os roteiristas Claudio Paiva e Elena Soárez estão entre os convidados do Seminário. Paiva, autor de séries como "TV Pirata", "A Grande Família" e "Tapas e Beijos", será entrevistado pelos apresentadores do podcast Primeiro Tratamento. Já Elena Soárez, que assina obras como "Eu, Tu, Eles", "Cidade dos Homens" e "O Mecanismo", ministra a masterclass "Sala de Roteiristas".

A programação dos três dias de Seminário – 4, 5 e 6 de outubro – contempla ainda estudos de caso sobre roteiro de documentário e a série "This Is Us", da Fox, além de debates sobre lugar de fala e cortes de financiamento público no audiovisual e palestras sobre a figura do anti-herói, a construção de diálogos e o processo de adaptação de histórias reais.

O ROTA compreende ainda o Laboratório de Projetos de Série, que leva os finalistas a participarem de uma consultoria nos dias 2 e 3. Os projetos são apresentados em pitching aberto no domingo, 6, mesmo dia em que são premiados os vencedores do Concurso de Roteiro de Curtas-Metragens e da Mostra Competitiva. Por fim, na segunda, 7, encerrando o festival, acontecem os Encontros de Negócios, com reuniões dos roteiristas selecionados com canais e produtoras como Canal Curta!, Caliban, Chatrone, Conspiração e Raccord.

O ROTA é uma criação de Gabriela Liuizzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo e conta com o apoio de Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), Academia Internacional de Cinema, Cabíria Prêmio de Roteiro, Cinemateca do MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), Frapa (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), Maquinário Narrativo, Primeiro Tratamento, RWR (Recife Writers Room), Serie_Lab Festival e VAV Audiovisual, entre outros. O evento é realizado pela Aiuru Filmes e pelos Audiovisionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui