Festivais brasileiros firmam parceria com Looke para realizar edições online

Festivais brasileiros de cinema firmaram uma parceria com a plataforma digital Looke e realizarão suas edições deste ano de forma online e gratuita, acessíveis em todo o território brasileiro.

Ao todo, 11 eventos estarão no Fórum dos Festivais Play, abrigado no serviço de streaming de vídeos on demand: os paulistas Mix Brasil e Festival Latino-Americano; Curta Brasília e Lobo Fest (ambos do Distrito Federal), Festival de Vitória (ES); CINEfoot, Visões Periféricas e ARCHIcine (RJ); e os mineiros Curta Circuito, Lumiar e CINEfoot Mulheres. Todos esses eventos são associados ao Fórum dos Festivais – Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais, entidade que reúne as principais iniciativas desse segmento, realizados no país ou no exterior.

Programado para o período de 10 a 16 de outubro, o 20º Curta Circuito tem como tema desta edição "Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro". Uma das mostras mais antigas de Minas Gerais, resgata obras importantes da filmografia brasileira das décadas de 1970 e 80. Já o Lumiar – 7º Festival Interamericano de Cinema Universitário acontece de 3 a 9 de novembro e é focado na produção universitária de curtas-metragens de todo o continente americano. O evento se propõe a ser um espaço de troca de conhecimento, experiências e aprendizagem entre estudantes, profissionais do mercado e o público em geral.

A 1º edição do CINEfoot Mulheres está programada para os dias 5 a 8 de novembro e é voltada à história do futebol feminino, imprimindo total protagonismo à presença das mulheres nos campos cultural, acadêmico, esportivo e social. No mesmo período, entre 5 a 12 de novembro, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo comemora sua 15ª edição. O evento programa filmes recentes e históricos produzidos na América Latina e Caribe, além de homenagens, programas especiais, encontros e debates.

Criado em 1993, o Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade é hoje o maior evento cultural de inclusa?o e difusa?o cultural de questões LGBTQIA+ da América Latina. Sua 28ª edição será realizada de 11 a 22 de novembro. Exatamente nas mesmas datas, o 27º Festival de Cinema de Vitória exibe obras audiovisuais em diversos formatos e gêneros, que formam um panorama da produção brasileira contemporânea em longa e curta-metragem. São 12 mostras competitivas, premiações em 21 categorias, homenagens, lançamentos de livros, laboratórios, seminários e debates.

Entre 10 e 20 de dezembro acontece a 9ª edição do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem, evento dedicado à promoção e difusão do filme de curta duração, brasileiro e internacional. Compreende mostras competitivas local e nacional, além de mostras temáticas como SurdoCine, Decibeis de Videoclipes, Provocações, Calanguinho infantil e Curta VR.

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura promove sua 5ª edição entre 16 e 26 novembro. O evento tem se consolidado como importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país.

Com datas a confirmar para sua 11ª edição, o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Na programação do evento estão mostras competitivas e especiais, sessões com acessibilidade, homenagens, debates e a tradicional Mostra Dente de Leite, destinada ao público infantojuvenil. A 14ª edição do Visões Periféricas também tem suas datas a serem confirmadas. Trata-se de uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras.

Por fim, o Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes chega este ano a sua 12ª edição, também em datas a serem confirmadas. Sediado em Brasília, é um evento com foco na pluralidade audiovisual – desde filmes curtíssimos até curtas e médias-metragens, atendendo à produção independente fora do circuito comercial e potencializando as novas linguagens.

Criado em março de 2000, o Fórum dos Festivais – Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais completa 20 anos de trabalho ininterrupto. A entidade estima que existam atualmente mais de 350 festivais audiovisuais promovidos no país ou que, realizados no exterior, são voltados à cinematografia brasileira. Um total de 2,5 milhões de espectadores são atraídos anualmente para este circuito. Seu atual presidente é Antonio Leal, do CINEFoot.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui