O Conselho Editorial do Grupo RBS anunciou a renovação de parte de seus integrantes em reunião realizada na última terça-feira, dia 24 de setembro. A formação atual contará com seis novos membros, entre líderes de jornalismo e convidados externos. A mudança marca os dois anos de atividades do Conselho Editorial, responsável pela linha editorial da RBS.
Raquel Recuero, professora e pesquisadora; Pedro Dória, jornalista, escritor e palestrante; Ellen Appel, gerente-executiva da RBS TV; Nilson Vargas, gerente-executivo de Jornalismo de Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro, GZH e?Gaúcha; Rodrigo Müzell, gerente-executivo de Jornalismo Digital do Grupo RBS; e Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS, foram oficializados como novos conselheiros. Eles se somam aos seis integrantes que atuam no Conselho desde 2022. Em reuniões mensais, o grupo debate questões?como coberturas relevantes, impacto social, transparência junto aos públicos, liberdade de expressão, ética, inovação, possibilidades do digital no jornalismo e transformações no consumo de mídia.
Os outros seis integrantes são Nelson Sirotsky, publisher e presidente do Conselho de Gestão da RBS; Anik Suzuki, Fundadora e CEO da consultoria ANK Reputation; Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS; José Galló, fundador da Quartz Investimentos e membro do Conselho do Grupo Sim Rede de Postos; Marcelo Rech, jornalista, consultor, colunista de Zero Hora e presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais; e Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS.
O novo ciclo do conselho também foi marcado pela despedida de Débora Pradella,?gerente-executiva de produto e experiência digital em GZH;?Jorge Audy,?superintendente de Inovação e Desenvolvimento e professor?da PUCRS; Ricardo Gandour,?professor de jornalismo na ESPM e membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta;?e Rodrigo Lopes, colunista e comunicador da RBS, que encerraram suas participações em agosto.
Para destacar mais um ano de atividades do Conselho Editorial, será lançado?um segundo volume do livro com os artigos publicados semanalmente em Zero Hora pelos conselheiros e por convidados. A?edição será limitada, com distribuição para universidades, instituições públicas, empresas de mídia, clientes e parceiros,?materializando os valores e as premissas que norteiam o?jornalismo da RBS.