O ambiente de mercado do Festival de cinema Nicho Novembro 2024 está com inscrições abertas para o Pitching Show, atividade voltada para pessoas produtoras negras de todo o Brasil interessadas em internacionalizar suas carreiras. A atividade é gratuita e propõe a promoção de encontros e atividades em uma espaço racialmente seguro e qualificado com o objetivo de incutir a cultura da carreira e internacionalização de projetos para realizadores negros de cinema.
Para se inscrever, é necessário ter um projeto de Documentário em estágio de desenvolvimento, no formato longa-metragem para o segmento Cinema, e que tenha o objetivo e o perfil de internacionalização. É mandatório ter um teaser ou vídeo conceito do projeto de até dois minutos As inscrições podem ser feitas via formulário até 30 de setembro. O regulamento está disponível online.
A premiação prevê a participação da pessoa produtora no European Film Market, ambiente de mercado da Berlinale, que acontece em fevereiro de 2025, na Alemanha. A ação é realizada pelo Nicho 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica.
Processo
Após encerramento das inscrições, serão selecionados quatro projetos, que participarão de mentorias em outubro em parceria com a rede de talentos do Projeto Paradiso, organização que investe em formação profissional e geração de conhecimento.
Ao longo do processo formativo, os selecionados também ganham afinalização em 4K do teaser do projeto em parceria com a Quanta, especialista em soluções de estrutura, pós-produção, entrega, gerenciamento e inovação para o mercado audiovisual. Também terão oficina de pitching, uma preparação para que os produtores e produtoras apresentem seus projetos no evento para uma banca qualificada de players e do júri.
O produtor ou produtora do projeto vencedor do Pitching Show participará do programa Tool Box, treinamento para produtores que acontece no European Film Market (EFM) no Festival de Berlim em 2025. O prêmio prevê a participação em uma programação formativa internacional que visa conectar pessoas produtoras à indústria cinematográfica internacional, fornecendo ferramentas de negócios, orientação e networking. A pessoa produtora premiada terá toda participação custeada – transporte, hospedagem, alimentação e credenciamento no programa.
Rodada de Negócios
Além do Pitching Show, há outra oportunidade para projetos de realizadores negros no ambiente de mercado: a Rodada de Negócios, que também está com inscrições abertas. Ela integra a programação do Ambiente de mercado do Festival Nicho Novembro com o objetivo de oportunizar reuniões de negócios entre realizadores e players do mercado.
A atividade, que é gratuita, consiste em reuniões de dez minutos entre os realizadores proponentes dos projetos e produtores, com foco em prospecção de parcerias e networking. Serão selecionados dez projetos audiovisuais em estágios de desenvolvimento e produção nos formatos longa-metragem de ficção para cinema. A atividade acontecerá presencialmente na manhã do dia 14 de novembro, também no Instituto Moreira Salles. As inscrições ficam abertas até 30 de setembro.