WarnerMedia segura investimentos no Brasil por incerteza regulatória

A WarnerMedia, pertencente ao grupo AT&T, fechou acordo para comprar a participação minoritária da Ole Communications na HBO Ole Partners, joint venture entre a WarnerMedia e a Ole Communications em toda a América Latina, mas deixou o Brasil de fora da operação, por incerteza regulatória sobre a viabilidade ou não de manter investimentos no Brasil.

Quando a transação for concluída, a WarnerMedia será proprietária de 100% de todos os serviços HBO, MAX, Cinemax e HBO Go nos países de língua espanhola da América Latina e no Caribe. A WarnerMedia e a Ole Communications continuarão realizando a distribuição de canais básicos na América Latina.

A estrutura acionária da HBO Brasil Partners, outra joint venture entre as empresas que opera a HBO no Brasil, não foi negociada. No Brasil, a legislação impede que um mesmo grupo seja controlador de uma empresa atuante no mercado de produção de conteúdo e, simultaneamente, de uma empresa de da distribuição. A AT&T já é controladora da Sky e a WarnerMedia atua por meio dos canais Turner e da própria HBO Brasil. Ampliar a sua participação na Ole seria um risco adicional a uma situação já instável.  

Em nota, Gerhard Zeiler, Chief Revenue Officer da WarnerMedia e Presidente da WarnerMedia International Networks destaca que a Warner tem  a opção de adquirir os negócios no Brasil, mas não farão isso no momento. "Como dissemos, investimento direto adicional no Brasil não é atualmente atrativo para nós devido à incerteza regulatória existente no país. Apoiamos e continuamos otimistas quanto aos esforços em andamento para alterar a lei do SeAC de sorte a garantir que o setor de mídia tenha uma estrutura regulatória clara e previsível que promova o investimento e a inovação".

Espera-se que a transação nos países hispânicos seja concluída após a obtenção das aprovações regulatórias pertinentes. Após a conclusão, a HBO Ole Partners ficará sob a responsabilidade de Zeiler. "A aquisição nos permitirá levar versões locais do nosso próximo serviço de streaming nos Estados Unidos, o HBO Max, para os consumidores dos países de língua espanhola da América Latina e no Caribe", disse o executivo.

A parceia para trazer os canais HBO À América Latina começou em 1991, quando fundaram a joint venture HBO Ole Partners e lançaram um canal premium da marca HBO em espanhol no mesmo ano. Em 1994, um serviço em português foi lançado no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui