A WarnerMedia, pertencente ao grupo AT&T, fechou acordo para comprar a participação minoritária da Ole Communications na HBO Ole Partners, joint venture entre a WarnerMedia e a Ole Communications em toda a América Latina, mas deixou o Brasil de fora da operação, por incerteza regulatória sobre a viabilidade ou não de manter investimentos no Brasil.
Quando a transação for concluída, a WarnerMedia será proprietária de 100% de todos os serviços HBO, MAX, Cinemax e HBO Go nos países de língua espanhola da América Latina e no Caribe. A WarnerMedia e a Ole Communications continuarão realizando a distribuição de canais básicos na América Latina.
A estrutura acionária da HBO Brasil Partners, outra joint venture entre as empresas que opera a HBO no Brasil, não foi negociada. No Brasil, a legislação impede que um mesmo grupo seja controlador de uma empresa atuante no mercado de produção de conteúdo e, simultaneamente, de uma empresa de da distribuição. A AT&T já é controladora da Sky e a WarnerMedia atua por meio dos canais Turner e da própria HBO Brasil. Ampliar a sua participação na Ole seria um risco adicional a uma situação já instável.
Em nota, Gerhard Zeiler, Chief Revenue Officer da WarnerMedia e Presidente da WarnerMedia International Networks destaca que a Warner tem a opção de adquirir os negócios no Brasil, mas não farão isso no momento. "Como dissemos, investimento direto adicional no Brasil não é atualmente atrativo para nós devido à incerteza regulatória existente no país. Apoiamos e continuamos otimistas quanto aos esforços em andamento para alterar a lei do SeAC de sorte a garantir que o setor de mídia tenha uma estrutura regulatória clara e previsível que promova o investimento e a inovação".
Espera-se que a transação nos países hispânicos seja concluída após a obtenção das aprovações regulatórias pertinentes. Após a conclusão, a HBO Ole Partners ficará sob a responsabilidade de Zeiler. "A aquisição nos permitirá levar versões locais do nosso próximo serviço de streaming nos Estados Unidos, o HBO Max, para os consumidores dos países de língua espanhola da América Latina e no Caribe", disse o executivo.
A parceia para trazer os canais HBO À América Latina começou em 1991, quando fundaram a joint venture HBO Ole Partners e lançaram um canal premium da marca HBO em espanhol no mesmo ano. Em 1994, um serviço em português foi lançado no Brasil.