Paradiso Multiplica inicia curso "Bíblia de Série" para roteiristas em início de carreira

Tem início nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, o curso "Bíblia de Série", iniciativa do Paradiso Multiplica com Spcine voltada para o desenvolvimento de bíblias de série e a venda de histórias para canais de televisão e plataformas de streaming. Jotagá Crema, Mariana Thomé e Teodoro Poppovic são os professores dos módulos. A formação, que é gratuita, recebeu centenas de inscrições de roteiristas em início de carreira de todas as regiões do país. Destes, foram selecionados 60 participantes, sendo que 50% das vagas foram reservadas para moradores da cidade de São Paulo e a outra metade para inscritos das demais localidades do país. 

A seleção levou em consideração a aplicação de critérios das políticas afirmativas implementadas pela Spcine, dando preferência a mulheres, mães solo, pessoas negras, trans e indígenas. O curso "Bíblia de Série" é uma parceria do Projeto Paradiso, através do projeto Paradiso Multiplica, com a Spcine, empresa pública paulistana de fomento ao audiovisual. Ele faz parte de um ciclo de ações que contou, em sua primeira fase, com o curso "Roteiro de Longa", encerrado em setembro deste ano. 

No primeiro dia de curso, os roteiristas vão aprender a transformar uma ideia em projeto e, então, em uma bíblia para apresentar a canais e serviços de streaming. Na aula seguinte, os participantes conversam com os mentores sobre pitching (apresentação de projeto), e vão receber dicas de como estruturá-lo e apresentá-lo, além de receber uma lista de mercados e laboratórios nacionais e internacionais para encaminhar as suas ideias de séries. Para encerrar o curso, serão respondidas perguntas sobre como aperfeiçoar os projetos, a partir de exemplos reais de narrativas com abordagem clássica e daquelas que apostam em caminhos menos convencionais. 

O Paradiso Multiplica é o programa de democratização de conhecimento do Projeto Paradiso que conta com a participação de bolsistas apoiados e é realizado com diversos parceiros. O Paradiso Multiplica com Spcine teve início em 29 de abril de 2020, com a masterclass da cineasta e roteirista Nina Kopko. Ao longo deste primeiro ano, a iniciativa também promoveu mentorias direcionadas a projetos selecionados pelo edital de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento da Spcine. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui