Foi lançado na última quinta-feira, dia 24 de outubro, o Banco de Roteiristas da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Trata-se de uma ferramenta exclusiva desenvolvida pela ABRA para simplificar a busca por profissionais de roteiro e tem como objetivo central conectar produtoras, players e contratantes em geral com as pessoas mais indicadas para realizar cada projeto. Os resultados aparecerão em lista na própria página e, a partir daí, é possível navegar entre diversas roteiristas. Quando encontrar alguma roteirista que desperte interesse, é só clicar no nome ou imagem para abrir a página completa do perfil daquela pessoa. “Hoje, a ABRA dá um passo histórico com o lançamento do nosso Banco de Roteiristas, uma ferramenta que finalmente conecta de forma direta e certeira os talentos da nossa associação com o mercado audiovisual brasileiro”, celebra André Mielnik, atual presidente da ABRA.
O Banco é uma plataforma online que reúne informações de roteiristas associados à ABRA. Para pesquisar os talentos, é possível filtrar por cargos e formatos, gêneros de escrita, idiomas, cor e raça, identidade de gênero, se é PCD e LGBTQIAP+, e também por estado. Dentro de cada perfil, além dessas informações, é possível encontrar mini-bio, foto, últimos trabalhos, redes sociais e dados para contato. A ferramenta é alimentada pelos próprios roteiristas associados à ABRA, que podem se cadastrar gratuitamente.
“As pessoas associadas à ABRA são um grupo muito diverso, de todas as regiões do país e até residentes internacionais, em diversas etapas de carreira, com experiências e formações múltiplas e com identidades e interesses que nem sempre ficam visíveis ao mercado. A ideia foi criar um banco que pudesse facilitar a busca por talentos específicos, de acordo com a sua necessidade e características dos seus projetos audiovisuais”, explica Otavio Chamorro, que presidia a ABRA na época em que o Banco foi idealizado.
Vana Medeiros, Diretora de Associadas da ABRA e uma das supervisoras do projeto, contou que a premissa era desenvolver uma plataforma que fosse prática e simples de usar – tanto para quem está buscando roteiristas quanto para os associados que disponibilizaram seu perfil no Banco. “A busca é completamente automatizada. Os roteiristas podem alterar suas informações a qualquer momento, e as atualizações são feitas na mesma hora”, detalhou.
A plataforma é aberta – qualquer pessoa pode realizar as buscas diretamente no Banco de Roteiristas ou por meio do site da ABRA. No entanto, somente talentos associados podem criar um perfil na plataforma. Não há nenhum custo envolvido.
“Esta iniciativa marca um novo momento na profissionalização do roteiro no Brasil, onde a qualidade do nosso trabalho ganha a visibilidade que merece”, avalia Mielnik. “Convido todos os players do mercado a conhecerem esta ferramenta e aproveitarem este momento de transformação. Juntos, estamos fortalecendo o audiovisual brasileiro a partir de sua base mais fundamental: as histórias que contamos”, finaliza o presidente da ABRA.
No site da Associação, há uma seção de perguntas e respostas para auxiliar em eventuais dúvidas.