A série de animação pré-escolar "A Zebra de Bolinhas", cuja ideia nasceu no Brasil, está em desenvolvimento para a TVE Espanha com a produtora espanhola Sygnatia, do premiado diretor de animação Xozè Zapata ("The Monkey", 2021), em coprodução com a produtora portuguesa BRO Cinema. Criado por Helena Perim e Ana Paula Catarino, o projeto de animação ganhou edital para desenvolvimento do Instituto do Cinema e do Audiovisual- ICA, em Lisboa e, obteve o apoio da TVE Espanha, em uma seleção de 29 projetos inscritos. No Brasil, a dupla procura novos players.
Em 2017, durante uma viagem para a Itália, a roteirista, escritora e diretora de arte Helena Perimconheceu a história de um caracol que tinha nascido com a concha ao contrário, e, voltando ao Brasil, teve a ideia de escrever uma história para crianças. O tema que a inspirou, e que é bastante delicado de se abordar, é a diversidade, a autoestima e como seria essa convivência no dia a dia dos pequenos. A partir daí, passaram-se dois anos, e nasceu uma parceria com a autora e produtora Ana Paula Catarino, a AP. O texto de Helena e AP foi levado a Portugal e a ele juntaram-se as ilustrações da portuguesa Margarida Madeira.
Em 2021, em Lisboa, "A Zebra de Bolinhas" tornou-se um livro infantil de sucesso lançado pela editora Cordel d'Prata e que deu origem a uma série de animação audiovisual. A pré-produção da série terá início no primeiro trimestre de 2023. Na versão internacional, Helena Perim vai escrever em parceria com a roteirista espanhola Eva Perez Misa, roteirista de "Cry Babies", "Alice's Diary", "Zenon's Farm" e criadora do "The Wawies".
Trajetória e prêmios conquistados por "A Zebra de Bolinhas"
Em 2021, em Portugal, foi selecionado pela editora portuguesa Cordel d'Prata e lançado o livro infantil em Lisboa; Ainda em 2021, ganhou o edital do Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA, em Lisboa, para o desenvolvimento da série com a BRO Cinema.
Em maio de 2022 , a produtora espanhola Sygnatia, do premiado diretor de animação Xozè Zapata ("The Monkey", 2021) se associou ao projeto e conseguiu junto a TVE Espanha um apoio financeiro. "A Zebra de Bolinhas" foi um dos seis projetos selecionados entre 29 inscritos. Em setembro de 2022, na França, ficou entre os top 10 dos 80 projetos que participaram de um dos maiores Mercados de Animação da Europa, o Cartoon Forum, em Toulouse, na França.
Também em setembro, venceu como melhor projeto de animação infantil do "Ventana CineMad", Fórum de Desenvolvimento e Co-Produção Internacional realizado em Madri. Agora, "A Zebra de Bolinhas" foi selecionada a participar do I+P Incuba, na Galícia, evento que apoia projetos de cinema e televisão na região espanhola. Produtores e distribuidores da Inglaterra, Canada, China e Itália confirmaram o interesse em parcerias para a série e estão em fase de negociação.