Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Série “A História de uma Planta”, que estreia no GNT em dezembro,...

Série “A História de uma Planta”, que estreia no GNT em dezembro, propõe debate sobre a cannabis 

(Foto: Divulgação)

“A História de uma Planta” é uma série documental que explora a relação da sociedade brasileira com a cannabis. Com estreia marcada para o dia 15 de dezembro, às 23h, no GNT, e disponibilização posterior no Globoplay, a produção de cinco episódios é assinada pela Feel Filmes em coprodução com o GNT, sob a direção e roteiro de Geovani Martins e Nina Kopko.

Ao longo dos episódios, “A História de uma Planta” reúne entrevistas com especialistas de diversas áreas como neurociência, história, direito, agronomia e medicina. A série investiga os múltiplos usos terapêuticos da planta e discute os limites entre o uso recreativo e medicinal, explorando também os símbolos culturais e rituais que permeiam o universo canábico. Apresenta, também, um panorama sobre a possível legalização da cannabis, com exemplos bem-sucedidos ao redor do mundo e reflexões sobre o papel do Brasil nesse contexto.

O elenco de entrevistados conta com mais de 30 participantes. Entre eles, Sidarta Ribeiro, neurocientista e consultor da série; a escritora e socióloga Juliana Borges; o humorista e ator Gregório Duvivier; e a ativista indígena Cintia Guajajara. Além disso, a série conta com a última participação filmada do intelectual e ativista político Nêgo Bispo. A série traz uma perspectiva afrocentrada, com equipe e elenco majoritariamente negros, compondo essa nova visão sobre a cannabis tanto na frente quanto por trás das câmeras. A trilha sonora original foi desenvolvida pelo grupo Metá Metá, trio formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França.

O autor do livro “O Sol na Cabeça” e figura de destaque da literatura brasileira, Geovani Martins, co-dirige a série ao lado da Nina Kopko, que foi diretora assistente em “A Vida Invisível” (dir. Karim Aïnouz, 2019). A série é o primeiro trabalho de Martins na direção, que colabora com Nina também no roteiro, ao lado dos roteiristas Rafael Souza-Ribeiro, Heitor Lorega e Alan Miranda. Com produção de Ric Vidal e direção de fotografia de Rodrigo Machado, a série também conta com pesquisa de conteúdo liderada por Suzane Jardim e Gabriel Mendes, direção de arte e animação de Diogo Hayashi e narração feita pela atriz Bárbara Santos.

“Quando fui convidado pelos diretores, Nina Kopko e Geovani Martins, para produzir esta série pela Feel Filmes, senti de imediato a profundidade e a urgência deste projeto. Trazer ao público uma abordagem honesta e informativa sobre a cannabis é uma missão que vai além da simples criação de conteúdo; é uma oportunidade de estimular uma nova consciência à sociedade sobre um tema tão relevante e ainda tão incompreendido. Este convite não foi apenas uma trabalho, mas uma oportunidade para ajudar a construir um diálogo mais empático e mais consciente, alinhado com os valores da Feel Filmes de abordar temas sociais e ambientais de forma transformadora há 14 anos”, diz o produtor Ric Vidal com exclusividade para TELA VIVA. 

“A série nos permite explorar o impacto da cannabis em diversas áreas da sociedade – da neurociência à economia – e, ao mesmo tempo, dar espaço a vozes marginalizadas e a uma herança cultural frequentemente ignorada. Desde o início, eu sabia sobre a importância de desenvolvermos uma narrativa que não apenas educasse, mas também respeitasse as complexidades e histórias por trás do uso e da proibição de uma mera planta. Para nós da Feel Filmes a série não é apenas uma série, mas uma contribuição para um futuro onde o conhecimento se torne um pilar de inclusão, consciência social e sustentabilidade”, completa. 

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile