Em comunicado ao mercado na última sexta-feira, 22, a Oi anunciou que alterou a proporção entre as ações ordinárias e os Depositary Receipts de nível 2, patrocinado (DRs ordinários). A partir do dia 1º de fevereiro, cada DR ordinário equivalerá a cinco ações ordinárias – atualmente, a proporção é de um para um. A operação visa elevar o valor unitário dos títulos, já que ao ficarem listadas por menos de US$ 1 por um período longo as ações podem ter a negociação suspensa pela legislação norte-americana.
Assim, a Oi informa que os titulares dos DRs ordinários registrados no Bank of New York Mellon (BNYM) deverão entrega-los à instituição a partir do dia 1º do próximo mês para cancelamento e substituição por novos DRs. A transação será coordenada pela Depository Trust Company (DTC).
Também na semana passada, a companhia informou ter recebido correspondência da acionista BlackRock informando que aumentou sua participação na empresa. A empresa de investimentos totalizou 4.126.635 ações preferenciais e 3.762.082 American Depositary Receipts (ADRs), representando aproximadamente 5,01% do total de ações preferenciais emitidas pela companhia, e 65.606 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações preferenciais com liquidação financeira e que representam cerca de 0,04% do total. A BlackRock informou que o objetivo é "estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia". Os papeis da Oi estão no período mais desvalorizado de sua história.