Série "Histórias do Violão", com Yamandu Costa, registra a tradição do instrumento

O multipremiado Yamandu Costa percorre cidades do Japão, Espanha e América do Sul para registrar em nove episódios a tradição do instrumento que está presente da música clássica a popular em diferentes nacionalidades. A série documental "Histórias do Violão" estreia em rede nacional na próxima terça-feira, dia 2 de março, às 21h30, no canal de TV Music Box Brazil.

Gravado no formato "sem roteiro", o seriado transita por imagens de músicos amadores e profissionais, fábricas e lojas tradicionais e redutos de apresentações. Em Cuenca, cidade espanhola suspensa por rochas, Yamandu dedilha um modelo clássico da marca Vicente Carrillo produzido há algumas horas. O poderoso equilíbrio entre baixos e agudos só poderá ser alcançado com o envelhecimento do instrumento.

Em Buenos Aires, Yamandu aprende as diferentes marcações rítmicas do tango em violão de seis cordas. Conhece a trajetória de vida do músico amador Hugo Rivas, que se divide entre espetáculos improvisados nas ruas e a atividade de cabeleireiro em salão de beleza. O brasileiro finaliza a troca de experiências ao convidar Hugo para participar de concerto no clube de tradição tangueira Torquato Tasso.

"Histórias de Violão" foi filmada no decorrer de 2018 pela Bagual Produções. Natural do Rio Grande do Sul, Yamandu Costa figura entre os principais nomes da guitarra e do violão pela crítica especializada. O próximo disco do músico vai transitar pela sonoridade Brasil-Argentina-Portugal. O trabalho tem previsão de lançamento para abril.

Os episódios inéditos da série vão ao ar às terças, às 21h30, com reprises às quartas, às 9h30, e aos domingos, às 13h30. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui