Série "Operação Policial" ganha canal próprio no YouTube

Em 2009, a Medialand lançou o "Operação Policial" – de lá pra cá, foram produzidos 330 episódios da série, com exibição em canais como Record, RedeTV!, TruTV, Nat Geo e Investigação Discovery. Ao completar 10 anos da criação do programa, a produtora, em parceria com a agregadora e distribuidora digital Encripta, adotou uma medida para ampliar a marca e lançou, assim, um canal de YouTube próprio do "Operação Policial", além de confirmar sua distribuição para VoDs, como Looke e PrimeVideo.

Em entrevista exclusiva a este noticiário, Carla Albuquerque, criadora da obra e diretora geral da Medialand, conta que a estratégia é transformar o produto "Operação Policial" em uma marca não-linear, isto é, oferecendo o conteúdo no YouTube para quem gosta do programa e quer consumir os vídeos a qualquer hora, de qualquer lugar. No primeiro momento, o canal oferece as entrevistas na íntegra das séries "Investigação Criminal" e "Anatomia do Crime" – e não os episódios completos de "Operação Policial". "O público desse tipo de formato pede para ver mais das entrevistas. Com base nisso, estamos criando duas séries exclusivas para o Youtube, que vão estrear no segundo semestre deste ano.", adianta.

Sobre os próximos passos, Carla explica: "Acreditamos que ainda este ano possamos colocar no ar a primeira temporada original no VoD e no YouTube. E, assim que as temporadas já produzidas terminarem, entrarão outras inéditas nos VoDs. Já vamos começar a gravar a partir de abril – conteúdos como esses demandam tempo, tanto na produção quanto na pós. Mas cada veículo pede um formato. No Looke e PrimeVideo, os episódios têm no mínimo 45 minutos e trazem a operação inteira, já no Youtube focamos na ação – da perseguição à prisão.". Ainda no que diz respeito à produção para YouTube, a diretora discorre: "O YouTube tem outro formato e outra edição. Durante 2018, testamos vários conteúdos com tempos diferentes para chegar ao que a audiência mais responde. Para construção de episódios para os VoDs, as histórias precisam estar completas, com começo, meio e fim. No YouTube, podemos trabalhar somente com momentos de ação. Teremos material já captado e material novo. Hoje, estamos com vídeos duas vezes por semana, mas o desejo é ter material novo diariamente.".

A Medialand segue respondendo pelo conteúdo – ela é detentora de 100% dos direitos patrimoniais da obra – enquanto a Encripta entra como responsável por toda a parte de gerenciamento do canal, passando pela organização, programação e também divulgação. E a ideia é expandir a parceira para outros canais do YouTube, sempre com um grande tema permeando o conteúdo. Sobre esse planejamento, Carla diz: "Trabalharemos com outros gêneros para além do policial, mas ainda não podemos adiantar quais são.". E no caso do "Operação Policial", o Looke e o Prime Video são apenas parceiros de distribuição, segundo a diretora.

Apesar de recente, o canal já contabiliza relevantes resultados: são aproximadamente 105 mil inscritos e quase 15 milhões de visualizações. No Facebook, a página da série soma 120 mil curtidas. Por enquanto, o canal segue sendo alimentado duas vezes na semana, com publicação de vídeos novos às segundas e às quintas, às 09h.

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