Neste sábado, 29 de março, às 21h, a TV Brasil exibirá o documentário original "Mais um Carnaval". A produção realizada pela emissora pública acompanha os preparativos de três escolas de samba da Série Prata do carnaval carioca para o desfile de 2025 na Estrada Intendente Magalhães. A via na Zona Norte do Rio recebe um dos eventos carnavalescos mais populares da capital fluminense. O conteúdo inédito fica disponível no aplicativo TV Brasil Play e ainda poderá ser visto no site e no YouTube do canal.
O especial destaca os bastidores da indústria criativa do carnaval das agremiações que não têm tantos recursos e desenvolvem enredos menos luxuosos na disputa por uma vaga para desfilar na Marquês de Sapucaí. Segundo o regulamento, apenas uma das 30 escolas garante o acesso para a Série Ouro. O fio condutor da narrativa é o trabalho de três personagens – uma passista, uma aderecista e uma ritmista – que revelam um lado menos conhecido do carnaval do Rio de Janeiro. Com 31 minutos de duração, a obra tem direção do documentarista João Borsani.
Produções originais
O documentário "Mais um Carnaval" (2025) é o terceiro produto desenvolvido pela equipe do canal público neste formato de produções originais. Os lançamentos anteriores foram os especiais "Estação Oswaldo Cruz" (2024), sobre o Trem do Samba e berço da cultura popular carioca, e "1 dia na MEC, 100 anos no Rádio" (2023), que celebrou o centenário da Rádio MEC, emissora pública que assim como a TV Brasil faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O mais recente projeto tem a roteirista Antonia Pellegrino na diretoria de Conteúdo e Programação da EBC. A equipe da área, que já rendeu frutos no canal como a série "Cine Resenha" e o programa "DR com Demori", conta ainda com a premiada documentarista Maria Augusta Ramos na gerência Executiva de Conteúdo, além de Alice Lanari e Linei Lopes, respectivamente nas gerências de criação de conteúdos artísticos e produção de conteúdo audiovisual.
Com direção de João Borsani, o filme "Mais um Carnaval" é uma ideia original com roteiro do próprio diretor com Alice Lanari e Zeca Ferreira. A produção executiva reuniu Ingrid Gasset, João Borsani, Linei Lopes e Poliana Guimarães. A pesquisa para o conteúdo é de Rafael Tavares e Ingrid Gassert.