Curta "Brincar é Direito" terá sessão especial em São Paulo seguida de debate

Thiago Vinícius com as crianças do Campo Limpo na inauguração da praça e do parquinho (Foto: Reprodução)

Idealizado por Thiago Vinicius, o curta "Brincar é Direito", de Rapha Erichsen, documenta o processo de revitalização, em 2024, da Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo, periferia de São Paulo. O filme será exibido em evento no cinema REAG Belas Artes (SP) nesta terça-feira, dia 27 de maio, a partir das 19h, véspera do "Dia Mundial do Brincar". Após a sessão, haverá debate com a presença dos realizadores e protagonistas do documentário, que ficará disponível no YouTube a partir de quarta, 28, gratuitamente. 

O projeto foi idealizado pela Impossível e pela UP Lab, em parceria com a comunidade, e marcou o início de uma campanha capaz sensibilizar e influenciar todas as esferas da população, da sociedade civil a tomadores de decisões, em direção a um movimento social em prol do direito ao brincar, garantido pela Lei Federal 14.826/2024 – sancionada em março de 2023. Quem encampou a mobilização foi o empreendedor social Thiago Vinícius, que faz parte da Agência Solano Trindade, uma associação de moradores cujo propósito é fortalecer a arte e a economia em territórios periféricos.

A iniciativa foi abraçada pelos times da Impossível, estúdio de criatividade multimídia, e da UP Lab, laboratório de comunicação, inovação e impacto positivo. Juntos com o empreendedor e a comunidade do Campo Limpo, os especialistas em comunicação e produção audiovisual realizaram o documentário

"Mais do que o desenvolvimento individual, eu acredito que o brincar coletivo em espaços públicos é importante para a criação de uma cidadania integral, a aprendizagem do convívio. O brincar pode ser uma ferramenta de despolarização e cidadania", comenta Rapha Erichsen, que além de dirigir o curta, também é diretor e produtor executivo da Impossível.

O documentário conta com narrativa dos participantes do projeto, cuja produção se baseou em escuta ativa no território, incluindo crianças, mostra todo o processo da reforma de seis meses do parquinho da praça, a importância do local para a população do Campo Limpo e discute o próprio direito ao brincar. Além do filme, integram o movimento "Brincar é Direito" um site, petição online, página no Instagram, ativações nas redes sociais e ações de advocacy junto a legisladores e formadores de opinião capazes de converter o convite à sociedade se engajar na causa em busca de resultados concretos para a comunidade.

Em novembro de 2024, a iniciativa do Erê Lab/Coop-erê na Praça do Campo Limpo recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui