Julia Murat desenvolverá seu novo projeto de longa na Pop Up Film Residency Paradiso Brazil

Julia Murat (Foto: Divulgação)

A diretora e roteirista carioca Julia Murat foi selecionada para a edição de 2025 da Pop Up Film Residency Paradiso Brazil para desenvolver o seu mais novo projeto de longa-metragem, "Máscaras Brancas". A residência, que acontece em mais de dez países, é oferecida para cineastas brasileiros pelo Projeto Paradiso. Murat já participou de festivais internacionais de cinema como Veneza, Toronto, Roterdã, Berlim e Locarno com seus três primeiros longas-metragens "Histórias que só existem quando lembradas" (2011), "Pendular" (2017 / Prêmio Fipresci em Berlim) e "Regra 34" (2022 / Leopardo de Ouro em Locarno). A diretora embarca para Revine Lago, na Itália, em agosto deste ano.

"Julia Murat traz para a residência não apenas uma visão artística poderosa, mas também a coragem de explorar questões profundamente complexas e politicamente sensíveis com uma honestidade absoluta. Seu projeto é ousado, poético e necessário, um filme que desafia perspectivas e exige reflexão", diz Viviana Carlet, anfitriã da residência, fundadora e diretora artística do Festival de Lago.

Este é o sexto ano consecutivo em que o Projeto Paradiso, em parceria com a Pop Up, oferece a residência a um cineasta brasileiro. "Criamos o programa em parceria com a TATINO para garantir que cineastas brasileiros que já estrearam internacionalmente tenham a oportunidade de desenvolver seus filmes em condições ideais. Essa iniciativa surge da compreensão de que as oportunidades são limitadas para esse perfil específico: realizadores com dois ou mais longas-metragens de ficção em seu currículo, mas ainda considerados emergentes", explica Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

A edições anteriores da Pop Up incluíram nomes como Beatriz Seigner (2019), com o longa "Enquanto Eles Dormem"; Esmir Filho (2021), com "Indetectável"; Caru Alves de Souza (2022), com "Corações Solitários"; Daniel Bandeira (2023), com "Expresso Vermelho"; e Carolina Markowicz (2024), com "O Funeral". Após a seleção, Julia Murat também passa a fazer parte da Rede Paradiso de Talentos, que reúne profissionais que receberam bolsas ou apoios do Projeto Paradiso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui