EAF inicia troca de parabólicas em Curitiba e espera chegada do 5G no começo de agosto

Etapa necessária para a liberação do 3,5 GHz para serviços 5G, a distribuição de kits gratuitos com novas parabólicas para beneficiários do Cadastro Único está começando na cidade de Curitiba, anunciou a Siga Antenado (EAF).

Responsável pela operacionalização das atividades, a entidade iniciou o agendamento para retirada dos equipamentos nesta terça-feira, 26. Na capital do Paraná está prevista a instalação de mais de 24 mil kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.

Com o início da distribuição entre inscritos no CadÚnico, o espectro de 3,5 GHz poderá ser liberado para o 5G assim que a mitigação e desocupação das estações profissionais de satélite (FSS) na banda C estendida for finalizada na cidade. Segundo apurou este noticiário, a expectativa da EAF é que essa etapa mais complexa do processo seja concluída na capital paranaense até o início da segunda semana de agosto.

Dessa forma, a Anatel poderia autorizar as operadoras a ativarem o 5G em 3,5 GHz em Curitiba em meados do mês que vem. Brasília foi a primeira capital a receber este sinal verde. João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte terão a liberação da frequência para o 5G standalone na próxima sexta-feira, 29.

Como agendar

Para efetuar o agendamento da instalação do kit gratuito, as famílias curitibanas inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais em funcionamento devem ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado. O número do CPF ou NIS é necessário no processo. (Colaborou Bruno do Amaral)

Foto: Jardim Botânico em Curitiba. Crédito: Leonardo Shinagawa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui