Paradiso Multiplica recebe mais de mil inscrições de roteiristas para cursos gratuitos

Roteiristas de todos os Estados brasileiros fizeram suas inscrições em busca de uma vaga nos cursos gratuitos oferecidos pelo Paradiso Multiplica, iniciativa do Projeto Paradiso, em parceria com a Spcine – empresa pública paulistana de fomento ao audiovisual. Ao todo, mais de mil profissionais em início de carreira demonstraram interesse em participar de "Roteiro de Longa" e "Bíblia de Série". Desses, 45% são do Estado de São Paulo. A região Sudeste, aliás, é a que possui o maior número de inscritos, com 67% do total. Em seguida, vem o Nordeste (16%) e o Sul (8%). Centro-Oeste tem 5% do total e, o Norte, 4%. 

O resultado da seleção sai na primeira semana de setembro. Serão oferecidas 60 vagas em cada curso, sendo 50% delas reservadas a moradores da cidade de São Paulo. O principal critério para ser selecionado é ter um roteiro de longa-metragem ou piloto de série, ou um curta-metragem já realizado. Além disso, a seleção levará em consideração a aplicação de critérios das políticas afirmativas implementadas pela Spcine, dando preferência a mulheres, mães solo, pessoas negras, trans e indígenas. 

O curso "Roteiro de Longa" terá a duração de quatro aulas, nos dias 13, 15, 20 e 22 de setembro, sempre às 18h, com mentoria dos professores Guilherme Zanella, Giuliana Monteiro, Nina Kopko e Michel Carvalho. Já "Bíblia de Série" acontece nos dias 27 e 29 de outubro e 3 de novembro, às 19h, e terá Jotagá Crema, Mariana Thomé e Teodoro Poppovic como professores dos módulos. 

O Paradiso Multiplica é uma iniciativa que visa à democratização do conhecimento audiovisual no país. O projeto teve início em 29 de abril de 2020 com a masterclass da cineasta e roteirista Nina Kopko, em parceria com a Spcine. Ao longo deste primeiro ano, a iniciativa também promoveu mentorias direcionadas a projetos selecionados pelo edital de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui