Sessão "Curta Cinemateca" retorna à programação da Cinemateca Brasileira

A sessão "Curta Cinemateca" está de volta. Toda última quarta-feira do mês, sempre às 20h, a Cinemateca Brasileira vai apresentar uma seleção de curtas-metragens com entrada franca. O projeto vai manter um espaço de exibição permanente para o formato, com o intuito de valorizar o curta-metragem como expressão cultural, técnica e estética. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão. 

Excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, às 18h30, dentro da programação da 33ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, a Cinemateca Brasileira anuncia os filmes que vão compor os programas do "Curta Cinemateca", de agosto a novembro.

No relançamento do projeto, serão apresentados títulos relacionados à Cinemateca Brasileira: "A Grávida da Cinemateca" (foto), de Christian Saghaard; "Cinemateca Brasileira", de Ozualdo Candeias; "Festejo Muito Pessoal", de Carlos Adriano; "Nitrato", de Alain Fresnot e "Juvenília", de Paulo Sacramento.

No dia 31 de agosto, quarta-feira, às 20h, a sessão será com a antologia francesa de 1949, "Retour à la Vie", que reúne cinco histórias sobre a volta de prisioneiros de guerra à França depois da Segunda Guerra Mundial, dirigidas por Henri-Georges Clouzot ("O retorno de Jean"), André Cayatte ("O retorno de tia Emma"), Georges Lampin ("O retorno de Antoine"), Jean Dréville ("O retorno de Renê" et "O retorno de Louis"). 

Já em setembro, dia 28, a Cinemateca Brasileira exibirá curtas surrealistas em 16mm, incluindo "Um Cão Andaluz" (1928), com roteiro de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

No dia 30 de novembro, o sucesso dos curtas-metragens brasileiros em festivais internacionais será celebrado com o bloco "O Brasil Lá Fora": "Santuário" (1951), de Lima Barreto; "Meow!" (1981), de Marcos Magalhães; "O Lençol Branco" (2002), de Juliana Rojas e Marco Dutra; "Eu Não Quero Voltar Sozinho" (2010), de Daniel Ribeiro; "O Céu de Agosto" (2021), de Jasmin Tenucci, e "Manhã de Domingo" (2022), de Bruno Ribeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui