No ano em que a relação China e Brasil celebra seu quinquagésimo aniversário, a Mostra de Cinema ChinaBrasil retorna ao Rio de Janeiro para sua terceira edição, que ocorre entre os dias 27 e 30 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. O produtor e documentarista Hélio Pitanga é o curador do evento patrocinado pelo empresário chinês Arthur Chen, que traz a exibição gratuita de 14 filmes dos dois países. Inéditas, as sete produções chinesas foram produzidas entre 2022 e 2024 e os sete longas nacionais estrearam nos cinemas nos últimos anos.
A programação nacional conta com produções que participaram de festivais, estrearam nos cinemas e agora poderão ser novamente revisitadas. Entre elas, o longa “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Allan Fiterman e Denise Saraceni, que conta a história do músico que construiu os alicerces da MPB; a biografia “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, sobre os músicos Claudinho e Buchecha e que levou cerca de 520 mil espectadores ao cinema, se tornando o filme de maior bilheteria em 2023; o curta-metragem “Macaléia”, de Rejane Zilles, sobre a criação de obra em homenagem a Jards Macalé pelo artista Hélio Oiticica, e a comédia romântica, “O Amor Dá Voltas”, de Marcos Bernstein, estrelado por Cleo Pires, Igor Angelkorte e Juliana Didone.
Completam a seleção de títulos brasileiros “10 Segundos Para Vencer”, dirigido por José Alvarenga Jr., que traz a história de Eder Jofre, considerado um dos maiores boxeadores de todos os tempos; “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, de Glauber Filho e Joe Pimentel; e “Raul – O Início, O Fim, O Meio”, com direção de Walter Carvalho, que desvenda a trajetória de Raul Seixas, lenda do rock, através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares e conversas com artistas, produtores e amigos.
Como nas edições anteriores, a III Mostra de Cinema ChinaBrasil também irá homenagear as produções dos dois países e um representante de cada filme recebe o prêmio Arara Azul pela sua relevância.