O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) aconteceu de 19 a 23 de agosto de 2024 no arquipélago pernambucano. Foram cinco dias de filmes, mesas, oficinas, shows abertos ao público, laboratório de projetos e mercado para profissionais do audiovisual e uma das grandes novidades trazidas pelo Noronha2B foi o lançamento da Rede Nacional de Film Commissions.
Joana Braga, coordenadora da Porto Alegre Film Commission, uma das entidades patrocinadoras do N2B, participou de sua criação. Ela adianta como será a nova organização: "A ideia é consolidar algo que discutimos há mais de um ano em nosso grupo de trabalho para articulação das film commissions do território nacional, e neste momento oportuno é importante reforçar o papel de representação institucional na construção de políticas públicas voltadas à atividade. Entendemos a importância estratégica de atuar junto, de estabelecer boas práticas junto ao Governo Federal. Então, este é o momento de atuarmos".
Participaram do ato representantes de film commissions: Thaylane Cristina (Belo Horizonte-MG), Paulo Roberto (João Pessoa-PB), Zeca Brito (Pampa-RS), Felipe Dias (Salvador-BA), Natália Corrêa (Santa Cruz do Sul-RS) e Bruno Gomes (São Paulo-SP). Também estiveram presentes Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura; e Jandira Feghali, deputada federal do RJ.
O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da Caixa, EcoNoronha, Porto Alegre Film Commission, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine. A primeira edição tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção foi da Anti Filmes.