Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) “A Mãe”, de Cristiano Burlan, vence o 29º Festival de Cinema de...

“A Mãe”, de Cristiano Burlan, vence o 29º Festival de Cinema de Vitória

O Festival de Cinema de Vitória anunciou no último sábado, 24, em cerimônia no tradicional Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória), os filmes vencedores de sua 29ª edição. Na competição nacional de longas, o drama “A Mãe” (foto), de Cristiano Burlan, ganhou cinco troféus, além do prêmio de Melhor Filme da Crítica. Com lançamento nos cinemas brasileiros marcado para o dia 10 de novembro, a produção foi premiada com o Troféu Vitória nas categorias Melhor Filme (júri oficial, júri popular), Melhor Direção para Cristiano Burlan, Melhor Interpretação para Marcélia Cartaxo e Melhor Fotografia para André S. Brandão. 

Roteirizado por Burlan e Ana Carolina Marino, “A Mãe” conta a história de Maria (Marcélia Cartaxo), uma mulher que procura seu filho adolescente, que pode ter sido assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde moram, na periferia. Maria embarca, então, numa jornada em busca desse filho, e precisa enfrentar a burocracia opressora das grandes metrópoles para poder vê-lo uma última vez. O longa foi rodado em São Paulo, no começo de 2020,  com locações no centro da capital e no Jardim Romano. 

Na competição nacional de curtas-metragens, “Sideral”, de Carlos Segundo, foi premiado como Melhor Filme pelo júri oficial; “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, levou o troféu de Melhor Filme do júri popular, e “Madrugada”, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, ganhou o Prêmio da Crítica.  

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo e um dos principais do Brasil, o 29º Festival de Cinema de Vitória foi realizado entre os dias 19 e 24 de setembro de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória, e exibiu 83 filmes. A escolha dos vencedores foi feita pelas comissões de júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema.

O júri oficial do 29º Festival de Cinema de Vitória foi composto por Alexandre Soares Taquary, Viviane Pistache e Leandra Moreira na 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e Cavi Borges, Sabrina Fidalgo e André Felix na 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. O júri da crítica contou com Maria do Rosário Caetano, Luiz Carlos Merten, Luiz Zanin, Victor Hugo Furtado e Vitor Búrigo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile