Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) “Incomunicabilidade e equilíbrio” é o tema do Rally Universitário Floripa 2022

“Incomunicabilidade e equilíbrio” é o tema do Rally Universitário Floripa 2022

No 5º Rally Universitário Floripa, 30 estudantes, vindos de cinco países da América Latina, participam de uma verdadeira maratona cinematográfica durante o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM. Os participantes foram divididos em cinco equipes, cada uma com o desafio de produzir um curta-metragem com duração de três a cinco minutos, no período de 100 horas. A temática escolhida para as produções deste ano é “Incomunicabilidade e equilíbrio”.

A contagem das 100 horas começou a partir da revelação do tema, às 12h do dia 23. Os estudantes, representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Paraguai, receberam as primeiras orientações e conheceram os tutores que os auxiliarão durante os seis dias de produção: a diretora e roteirista argentina Natural Arpajou, o também diretor e roteirista brasileiro Higor Gomes e o ator e dramaturgo paraguaio Mario Toñanez.

Ao ressaltar a importância do intercâmbio e parceria entre os Festivais, Tiago Santos, Diretor Executivo da Panvision, relembrou a inspiração para a criação do Rally dentro do FAM: o Encontro de Produção Cinematográfica 100X100 de Santa Cruz – Bolívia, do Festival Internacional de Cinema FENAVID. Em agradecimento, ele destacou o esforço e disponibilidade dos estudantes na participação no Festival que, além de proporcionar a experiência de uma produção cinematográfica, também possibilita a troca de culturas, saberes e contatos. Um dos exemplos do empenho para participar do Rally Universitário é o da boliviana Evelyn Fernanda Monje García, que saiu de sua cidade, Cochabamba, no dia 17, e enfrentou uma viagem de cinco dias até Florianópolis para viver essa experiência de formação. 

“Nós fazemos e usufruímos de arte porque necessitamos dela para sermos humanos. Hoje, nada é tão próximo de todos na sociedade como o audiovisual. Somos de países com muitos analfabetos funcionais, e o audiovisual consegue conversar com todos. Carregamos conosco essa responsabilidade de nos reconhecer em quem estamos colocando em tela. Por mais que tratemos de negócios aqui, vamos fazer isso em grupo. Cresceremos juntos não apenas em âmbito profissional, mas também nesse processo de construção social”, destacou Marilha Naccari, diretora de programação do FAM. 

Além das tutorias individuais, os participantes do Rally Universitário contam com palestras ministradas por profissionais do setor audiovisual: Direção e Roteiro, com Federico Adorno; Atuação, com Mário Toñanez; Produção, com Ana Petta; Fotografia, com Bruno Risas; Som, com Fernando Vega; e Montagem, com Sergio Severino.

O Rally Universitário Floripa 2022 tem o apoio do Projeto Paradiso Multiplica.

(Foto: Eduardo Lopes) 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile