“Vida de Cinema” é um filme-manifesto sobre um diretor de cinema que termina um filme e não consegue distribuir. “A meta é negar o Oscar!”, diz o roteirista e diretor Elcio Cabral Melo. “Percebi que muitos filmes só são assistidos no Brasil depois de chamar a atenção em algum festival internacional”, conta. “Precisamos quebrar o preconceito com os filmes brasileiros dentro do Brasil, é necessário um trabalho intenso de valorização da cultura nacional e descolonização. Hollywood é a indústria que tem mais dinheiro, mas não é o único parâmetro”, diz.
Gravado em plano-sequência, “Vida de Cinema” é um musical cheio de ironia que pretende divertir e refletir acerca do fazer cinematográfico e da necessidade de valorização dos trabalhadores. O filme nasceu da experiência de Elcio Cabral Melo com a distribuição de filmes e participação em festivais brasileiros e internacionais feita por sua obra anterior, “Amigos do Bairro”.
“Vida de Cinema” é o quarto curta-metragem da Pirambeira-Mar, produtora independente baseada em Ubatuba-SP. A produção foi realizada pela sócia da empresa, a cineasta argentina Maria Sol Aranda; e a direção de fotografia ficou por conta de Gustavo “Guga” Scatena.
O lançamento acontece no Bar Central, em Ubatuba, no dia 28 de setembro, às 18h30. Entrada franca.