Este ano, a Globo Filmes e a GloboNews comemoram uma década de trabalho conjunto na coprodução de documentários nacionais. Ao longo deste período, a dupla lançou 98 produções e passou pelos principais festivais de cinema do mundo, acumulando mais de 100 prêmios.
Os dois lançamentos mais recentes da parceria acabaram de chegar aos cinemas: "Assexybilidade" (em coprodução com o Globoplay), longa de Daniel Gonçalves vencedor de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio 2023, e "Raoni – Uma Amizade Improvável", de Jean-Pierre Dutilleux, em parceria com o Canal Brasil. Em outubro, as coprodutoras participam do Festival do Rio com mais três longas: "Virgínia e Adelaide", de Jorge Furtado e Yasmin Thayná, selecionado para a mostra Hors Concours; e outras duas coproduções assinadas ao lado do Canal Brasil: "3 Obás de Xangô", de Sergio Machado, que concorre ao Redentor de Longas Documentários, e "No céu da pátria nesse instante", de Sandra Kogut, que será exibido fora da disputa pela categoria "O Estado das coisas".
Com o objetivo de estimular a produção de narrativas que trouxessem temas relevantes e que representassem a pluralidade cultural do país, a Globo Filmes e a GloboNews já participaram de projetos assinados por nomes como Jorge Furtado, Sabrina Fidalgo, Bárbara Paz, Carla Camurati, Ricardo Calil, Angela Zoé, Carlos Jardim, Karim Ainouz, José Joffily, Sandra Kogut e Eryk Rocha. No início deste mês, chegaram às telonas do país os longas "Sociedade de Ferro – A Estrutura das Coisas", de Eduardo Rajabally, sobre os efeitos das tragédias de Mariana e Brumadinho, e "Othelo, o Grande", de Lucas H. Rossi dos Santos, que conta a história de um dos atores mais emblemáticos da história no audiovisual brasileiro. O filme venceu o Redentor de Melhor Documentário na sua estreia mundial no Festival do Rio 2023.
Entre os próximos lançamentos, ainda sem data de lançamento confirmada, estão "Samuel Wainer", "Hebe – Ao Vivo", "O Caricaturista" e "Criaturas da Mente". Por fim, em fase de desenvolvimento, as coprodutoras assinam os longas "As Novas Severinas", "Infância" e "Refestança".