Leila Bourdoukan é a nova diretora de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine, posto ocupado desde 2019 por Luiz Toledo, que deixa a empresa para se dedicar ao apoio de projetos e empresas, especialmente as latino-americanas e africanas, a conquistarem o mundo.
Jornalista e produtora cultural paulistana, Bourdoukan atua há mais de 30 anos em diversas áreas do audiovisual brasileiro. Tem experiência em produção cinematográfica e de eventos, gerenciamento de projetos culturais, implantação de salas de cinemas e distribuição e promoção de filmes no Brasil e exterior, além de assessoria de imprensa especializada na divulgação de longas-metragens e eventos audiovisuais. Nos últimos oito anos, atuou como consultora, com foco na indústria audiovisual brasileira, participando de mercados e festivais intermediando compra e venda de filmes. Criou em 2022 a distribuidora Ao Vento Filmes, ao lado do roteirista Di Moretti, para firmar parcerias com cineastas na distribuição, promoção e divulgação de filmes.
Em sua primeira passagem pela Spcine em 2020, assumiu o cargo de coordenadora de Relações Internacionais e Promoções, articulando a participação da empresa no European Film Market, braço de mercado do Festival de Berlim. Agora, Bourdoukan retorna à empresa com a missão de seguir no desenvolvimento de propostas em consonância com o dinamismo do audiovisual paulistano, principalmente nas áreas de Desenvolvimento Econômico, São Paulo Film Commission e Observatório da Spcine.
"Recebi com entusiasmo o convite de Lyara Oliveira para fazer parte de uma empresa como a Spcine, que tem em sua trajetória conquistas importantíssimas para o mercado, como a implantação das políticas afirmativas, a criação do Circuito Spcine e o incentivo e a profissionalização para o setor audiovisual paulistano. Sem dúvida é um reconhecimento que me deixa muito feliz. Meu foco é trazer ideias e contribuir com ações que consolidem cada vez mais o papel de empresa no desenvolvimento do nosso setor", disse a nova diretora com exclusividade para TELA VIVA.