Diferença entre acessos móveis e fixos de banda larga passará de 5 milhões em 2010

O Brasil terá em 2010 seu primeiro Natal com a banda larga móvel maior que a fixa. A curva de inflexão se deu no início deste ano e até o final de 2010 essa diferença deve crescer para aproximadamente 5 milhões de acessos. Os dados, baseados em números da Anatel, são do Balanço Huawei da Banda Larga Móvel. O primeiro semestre deste ano foi encerrado com 13,9 milhões de acessos móveis, contra 12,3 milhões de acessos fixos e a projeção para o final de 2010 é de 18 milhões de terminais com banda larga móvel e 13,4 milhões de dispositivos com banda larga fixa.
Essa diferença se justifica por conta do período natalino. "Os smartphones estão com custos mais acessíveis, as operadoras começam a desenhar planos de banda larga móvel também para o pré-pago, por isso acredito que este será o Natal dos smartphones", prevê Edurado Tude, da consultoria Teleco, que faz o estudo.
Ele ressalta também que, se confirmada a projeção de 18 milhões de acessos móveis até o final deste ano, o crescimento da banda larga móvel terá sido maior cinco vezes o crescimento da banda larga fixa ao longo de 2010. O estudo revela que, ao final de 2010, 9% dos celulares no Brasil serão 3G.
2014
Para o ano da Copa do Mundo no Brasil, as projeções para a banda larga móvel são ainda maiores. Os terminais móveis somarão 60 milhões, contra 30 milhões de dispositivos fixos. Os celulares contabilizarão 45 milhões, contra 15 milhões de modems. Com isso, em 2014, a participação dos celulares (3G e 4G) no total de celulares do Brasil alcançará a média mundial de 23,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui