FIM anuncia os filmes da Mostra Competitiva Nacional

O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia os filmes da Mostra Competitiva Nacional de sua 2ª edição, que será realizada de 10 a 17 de novembro, em formato online, permitindo que sua programação chegue a públicos das mais diversas regiões do país. O Festival foi criado em 2018 com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica feita e protagonizada por mulheres do Brasil e do mundo, mirando a equidade de gênero e raça na indústria audiovisual brasileira e mundial.

O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionou sete longas-metragens, de ficção e documentários, dirigidos ou codirigidos por mulheres. Os filmes são: "A Mulher de Luz Própria", de Sinai Sganzerla; "Aos Olhos de Ernesto", de Ana Luiza Azevedo; "Até o Fim" (foto), de Glenda Nicácio e Ary Rosa; "Hilda Hilst Pede Contato", de Gabriela Greeb; "Meio Irmão", de Eliane Coster; "Meu Sangue é Vermelho", de Graciela Guarani e Tiago Dezan; e "Um dia com Jerusa", de Viviane Ferreira. Caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$5 mil, destinado à sua diretora.

Os títulos foram escolhidos entre 57 inscritos de 10 estados brasileiros. As diretoras de São Paulo e Rio de Janeiro representaram 61,8% das inscrições, mas também foram recebidos – e selecionados – filmes de diretoras da Bahia (9% dos inscritos) e do Rio Grande do Sul (7% dos inscritos). Cerca de 20% das cineastas inscritas na competição são negras ou pardas e entre as sete produções selecionadas para a mostra, estão duas dirigidas por negras, além de uma dirigida por uma indígena.

O Festival também apresentará uma Mostra Internacional (não competitiva), diferentes Programas Especiais e uma agenda de palestras, cursos e debates com grandes nomes do audiovisual.

O FIM20 é uma realização da Casa Redonda e correalização do Sesc São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival conta com o patrocínio do Itaú e Diageo, copatrocínio da Avon, por meio do F.A.M.A. – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e apoio institucional do Instituto Diageo, Projeto Paradiso, Embaixada da França no Brasil, Grupo Mulheres no Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e Núcleos Criativos Latino-americanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui