Estrelado por Seu Jorge, "Pixinguinha – Um Homem Carinhoso" estreia exclusivamente nos cinemas no dia 11 de novembro. O longa celebra a vida e a obra do compositor que é considerado o "pai da música brasileira": Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. O filme conta com a direção da dupla Denise Saraceni (à frente do seu primeiro longa-metragem) e Allan Fiterman e roteiro de Manuela Dias.
"Pixinguinha – Um Homem Carinhoso" retrata as antológicas performances do músico no início de sua carreira aos 14 anos, a temporada de seis meses em Paris em 1922 com o grupo musical "Oito Batutas", as inspirações do ambiente familiar e dos amigos e músicos contemporâneos para a composição de suas obras-primas. Aborda também a história de amor entre ele e Albertina Nunes Pereira, a Betí, sua esposa e grande companheira de vida, interpretada por Taís Araujo. Milton Gonçalves, Danilo Ferreira, Agatha Moreira, Klebber Toledo e Tuca Andrada completam o elenco.
Carlos Moletta assina a produção e a curadoria musical do longa, que conta com 44 músicas em sua trilha sonora, desenvolvidas a partir da mixagem de fonogramas originais com instrumentos adicionais, dando origem a versões modernas de clássicos como "Carinhoso", "Rosa", "Urubu Malandro" e "Taí", sucesso gravado por Carmen Miranda, quando ela tinha 20 anos. O maestro Cristóvão Bastos assina os arranjos e a direção musical do filme.
"Pixinguinha – Um Homem Carinhoso" é produzido pela Ipê Artes e coproduzido pela Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Canal Brasil e RioFilme, com distribuição da Downtown Filmes.