Festival de Brasília premia curtas de escolas públicas do DF

Na última segunda-feira, 25 de novembro, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro deu início à quinta edição do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal. Foram apresentadas 15 produções de estudantes do Ensino Médio, que concorreram nas categorias de roteiro, direção, fotografia, montagem, desenho de som, ator, atriz, abordagem de tema e melhor filme escolhido pelo júri popular e a comissão julgadora. A competição tinha como tema nesta edição "A escola que temos, a escola que queremos". 

O curta vencedor do prêmio principal eleito pela comissão julgadora foi "Eu queria ser branco…queria!", produzido por alunos do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. A trama, que fala sobre racismo, tem como objetivo mostrar a visão dos jovens em relação à própria cor. A direção é de Adrielle Gomes Dantas, do 3º ano do Ensino Médio. O filme foi produzido em apenas um mês, no ano de 2018, para o Curtas Conscientes, projeto do próprio CEMI – Gama. Já a escolha do júri popular foi "Oco", do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, que recebeu 336 votos – 13% do total. 

O Centro Universitário Iesb, parceiro do Festival de Curtas, entregou como prêmio bolsas integrais para os vencedores das categorias ator, atriz e direção, sendo os dois primeiros para o curso de artes cênicas e o terceiro para o curso de cinema. Já os melhores roteirista e montador recebem 50% de bolsa cada, também para o curso de cinema, e o melhor fotógrafo leva a mesma parcela de desconto para cursas fotografia no Iesb. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui