Com campanha da Leo Burnett Tailor Made, a Apro e a FilmBrazil anunciam a edição 2020 do Whext. Com o intuito de fazer uma análise do cenário atual, mas sem deixar de trazer a discussão sobre o futuro da produção audiovisual publicitária, o festival será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro com transmissão online via Clapme – o primeiro dia será exclusivo para associadas Apro e FilmBrazil e, o segundo, aberto para o público. O evento tem apoio da Prefeitura de São Paulo, patrocínio do Governo Britânico e da OnCare e parceria do D&AD na curadoria.
"A Premiação Whext 2020 será uma grande homenagem para toda equipe técnica que mesmo diante de todas as adversidades não deixaram de desempenhar seus papéis com maestria, empenho e dedicação. Além da programação de conteúdo, temos a premiação de 12 categorias técnicas de produção. Pessoas que foram e ainda estão sendo muito impactadas por todas as consequências da pandemia", afirma em nota Marianna Souza, presidente da Apro, gerente executiva da FilmBrazil e head do Whext.
Whext Awards
Durante o mês de outubro, as produtoras associadas da Apro e FilmBrazil indicaram três profissionais para cada uma de 12 categorias do Whext Awards.
Um júri composto por profissionais nacionais e internacionais, como Maria Fernanda V. M. Moura (Diretora de Produção Integrada na Leo Burnett), Rafael Rizuto (Diretor de Criação na BBH NY ), Ricardo Dolla (Diretor de Criação EMEA na VMLY&R/Red Fuse), Renata Sayão (Head de Produção na Publicis), Rodrigo Ferrari Caetano (Diretor de Rtv na Africa), Bruno Oppido (Diretor Executivo/Head de Arte na Innocean Berlin), George "Benson" Acohamo (Sócio/CCO na BSN Creative Studio), Karim Bartoletti (Produtora Executiva na Indiana Production), Andre Sallowicz (Diretor de Criação na Adam&EveDDB Londres), Mariana Gordilho de Sá (Diretora de Soluções em Comunicação na Globo), Álvaro Gorospe (Fundador & MD na Garlic TV) e Andrea Siqueira (Diretora Executiva de Criação na BECT São Paulo), que será a Presidente do Júri, definirá os vencedores do Whext 2020.
Os finalistas dessa edição são: Direção de Animação – Gabriel Nobrega, Marcos Boca Ceravolo e Ralph Karam; Assistente de Direção – Juliana Cretella, Kim Ising e Michelle Lutfy; Direção de fotografia – Juliano Lopes, Mauricio Padilha e Will Etchebehere; Direção de Arte – Alessandra Maestro, Guilherme Marini e Larissa Cambauva; Direção de Produção – Luciana Oppido, Mirela Zunino e Roberto Bellezia; Produção de Elenco – Claudia Secaf, Diogo Ferreira e Flavia Cocozza; Produção de Figurino – Ana Wainer, Guga Saraiva e Marina Vieira; Montagem – Ivan Kanter, Rami D'Aguiar e Rodolpho Ponzio; Finalização – Cirilo Bonazzi, Juliano Storchi e Luiz Adriano Frare Carvalho; Produção de Áudio – Lou Schmidt, Roberto Coelho e Kito Siqueira e Paulinho Corcione; Produção Executiva – Claudio Costa / Guilherme Passos, Fernanda Laignier / Wal Tamagno e Marcelo Altschuler e Direção – Felipe Mansur, Pedro Becker e Vellas.
Programação
No dia 3, haverá uma masterclass do D&AD com Sophie Robertson, cineasta de documentários, intitulada "Storytelling for Brands and Advertising". A atividade, que ocorrerá das 10h às 13h, é exclusiva às associadas Apro e FilmBrazil.
Já a programação do dia 4, aberta ao público mediante inscrição prévia via Sympla, conta com painéis como "Novo Normal: Sets Virtuais", com os palestrantes Hugo Gurgel (Quanta Post) e Denis Cisma (Diretor – Saigon Filmes), das 14h às 14h30; "Como Produzir em tempos de Covid-19", com os palestrantes Ricardo Pacheco (OnCare Saúde), Moa Ramalho (Café Royal) e Mário Peixoto (Grupo Papaki) e mediação de Rafa Fortes (O2 Filmes), das 14h45 às 15h15; e "Diversidade: Um olhar periférico sobre pandemia", com os palestrantes Luciana Bobadilha (CRIAR), Evelyn Kauane dos Santos (CRIAR) e Made Pichi (Hubbers) e mediação Bárbara Trugillo (Spcine), das 15h30 às 16h. A premiação, das 20h às 21h, encerra o evento.
Campanha
"Habemus.mov!" – esse é o tema da campanha do Whext 2020, criada pela Leo Burnett Tailor Made e que contempla filmes, vinhetas e peças para social, como Instagram, stories e feed. A edição do festival, e claro sua comunicação, presta uma homenagem aos profissionais de produção que, entre lockdowns, quarentenas, cortes de verba, suspensões, liberações e todo tipo de adversidades, conseguiram produzir com brilho e excelência ao longo deste ano.
"Pode filmar ou não pode filmar? Tem verba ou não tem verba? Filma ou adia? Num ano tão único e desafiador para o mercado de produção é muito bacana ter ajudado a fazer a campanha do festival que comemora sua excelência. habemos whext!", comenta em nota Pedro Prado, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made.