MTV estreia o doc-reality "Deu Positivo" no Dia Mundial do HIV e AIDS

No Dia Mundial do HIV e AIDS, 1º de dezembro, às 20h, a MTV estreia "Deu Positivo", projeto idealizado pela Vbrand e coproduzido com a Cine Group para a farmacêutica GSK/ViiV Healthcare. Neste doc-reality inédito, protagonizado por personagens reais que vivem com o HIV, essas pessoas mostram suas histórias com naturalidade e clareza, mas também lidam com estigmas e preconceitos que, até os dias atuais, rondam a causa.

"Deu Positivo" foi gravado durante a pandemia e contempla três episódios inéditos. Na estreia, o doc-reality conta a história de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que vive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante.

Além do projeto visual encabeçado pelos dois, Victor decidiu gravar uma música e produzir um clipe que apresenta, em formato artístico, a pluralidade de corpos e rostos de pessoas que vivem com HIV. "Enquanto a gente não botar nossa cara, e mostrar quem a gente é, mostrar os nossos corpos, nossos rostos, mostrar como a gente vive, as pessoas vão continuar mantendo aquele estereótipo do passado", afirma.

O criador de conteúdo Gabriel Comicholi vai performar no clipe do novo amigo enquanto trocam experiências e debatem sobre assuntos corriqueiros na realidade de pessoas que vivem com HIV, em especial sobre o conceito I=I (Indetectável = Intransmissível).

"A MTV sempre destacou a importância e se manteve envolvida em ações de prevenção ao HIV e, mais do que isso, com foco contra o preconceito que existe ao redor dessa questão ainda hoje. Entrar como parceiro desse projeto, desenvolvido e realizado pela GSK, Vbrand e Cine Group, reforça nosso compromisso em trazer esclarecimento e informação para nossa audiência", afirma em nota Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior de Marcas de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas vivem com HIV1. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2018, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 85% já fizeram teste; destas, 78% estão em tratamento e, desse percentual, 93% apresentam supressão viral1.

"Nós vínhamos conversando com a GSK antes mesmo da pandemia sobre a relevância do entretenimento audiovisual para se conectar, de forma autêntica, com a geração Z, na sensibilização da causa do HIV. Quando idealizamos o projeto sabíamos que o meio ideal para gerar essa conexão seria a MTV e a parceira para uma produção de qualidade inquestionável seria a Cinegroup. O resultado dessa jornada de cocriação, de brand entertainment na essência, é essa série emocionante, impactante e que traduz genuinamente o propósito da marca", explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.

"Encontrar as pessoas vivendo com HIV que fizeram parte desta temporada de 'Deu Positivo' foi um processo muito particular e de crescimento para toda a equipe de pesquisa, em especial pela responsabilidade de manter o sigilo sobre a sorologia das pessoas que preferem não divulgar essa informação, o que é um direito delas, assegurado por lei", comenta Luciana Pires, produtora executiva da Cinegroup. "Na busca pelos nossos personagens, isso ficou evidente. O medo de abrir a sorologia impossibilitou muitos heterossexuais de toparem participar do programa, e isso revela um desafio enorme para nossa sociedade. Enquanto não quebrarmos barreira atrás de barreira contra a sorofobia, ainda teremos pessoas que chegam a prejudicar seus tratamentos por medo de sofrerem intimidações, vergonha, violências e discriminação por viverem com HIV", completa.

"Deu Postivo" é um projeto da farmacêutica GSK/ViiV Healthcare coproduzido pela Vbrand e Cine Group com promoção da MTV Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui