Premiado, "Primavera" estreia nos cinemas em 17 de fevereiro

Stills Filme Primavera

Com grande repercussão nos festivais nacionais e internacionais, "Primavera", distribuído pela O2 Play, chega aos cinemas no próximo dia 17 de fevereiro. Protagonizado por Ana Paula Arósio (trabalho ainda inédito da atriz), Marília Gabriela (ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival Brasil de Cinema Internacional ao interpretar uma estátua que ganha vida) e pela grande atriz do cinema negro Ruth de Souza (foto), falecida em julho de 2019, o filme conta também com participação de Wernner Schunneman, Carlos Casagrande e Ruth Escobar (em sua derradeira atuação). A narração é de Caco Ciocler. O longa apresenta a história de uma família através de memórias que são transmitidas para o filho, momentos antes da morte do pai. A narrativa se inicia com o primeiro ancestral, um inglês que viveu no final do século XVIII, e segue até seus herdeiros brasileiros. Assista ao trailer: 

Roteirizado e dirigido por Carlos Porto de Andrade Jr., "Primavera" é um projeto pessoal do diretor, que optou em construí-lo como um mosaico cinematográfico onde as imagens filmadas se mesclam a imagens de diversos arquivos que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro. "É um privilégio trabalhar com este meu elenco de 'Primavera'. São pessoas absolutamente generosas com quem passei alguns dos melhores dias da minha vida. Ruth de Souza, Ana Paula Arósio e Ruth Escobar são mais que atrizes, são poemas de Cecília Meireles que inspiram qualquer diretor. São únicas e deslizam como poucas no Olimpo das atrizes nacionais. Tudo nelas é fácil, sereno e perfeito. Eu as amo. Carlos Casagrande, um ator absolutamente dedicado como poucas vezes já trabalhei e que saltou no escuro e fez um tour de force levando a sensibilidade extrema e a técnica lado a lado", conta o diretor.

20 anos de produção 

Produzido pela Notábile Filmes, a obra experimental foi feita ao longo de 20 anos por meio de Leis de Incentivo (Audiovisual e Proac-ICMS), coproduções e recursos próprios. "Seria simples dizer que a demora foi apenas por uma questão financeira, já que quando filmamos, não tínhamos a verba integral da etapa de finalização, mas a verdade é que 'Primavera' é artesanal, tem, literalmente, milhares de imagens de arquivo. É isso que dá a linguagem do filme e cada uma dessas imagens teve que ter uma negociação, uma autorização e, depois, tudo precisa ser editado, é um trabalho insano", diz Ricardo Homuth, produtor de "Primavera".

Com montagem de Emerson Brandt ("O Grilo Feliz", de 2001) e trilha sonora original de Eduardo Queiroz ("Bellini e a Esfinge", de 2001; "Bellini e o Demônio", de 2008; "Cabeça a Prêmio", de 2009), o longa ainda conta com a interpretação da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro na canção de encerramento.

"Nossa equipe técnica é sensacional. A belíssima fotografia do mestre Rinaldo Martinutti, a cenografia inteligente e competente de Aby Cohen, a música primorosa de Eduardo Queiroz que tanto compreende minha alma. Devo também agradecer minha diretora assistente Helena da Cunha Bueno com seu olhar instigante e sugestões sempre bem vindas. Meu produtor executivo, meu irmão, Ricardo Homuth por nunca duvidar do impossível, e o talentosíssimo editor Emerson Brandt", celebra o diretor do longa-metragem.

Festivais 

"Primavera" participou nos últimos anos de diversos festivais e foi premiado em uma série deles, como Festival Brasil de Cinema Internacional – 2018 – Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marília Gabriela), com Menção Honrosa para Ruth de Souza; México International FF 2018 – Best Drama; Los Angeles FF/April 2018 – Best Feature All Genre; Only The Best FF (EUA) 2021 – Best Experimental Film; Aasha International FF (India) 2021 – Best Feature Film; e Mosaik Bridging The Borders Award 2021 – Ramsgate FF(UK) – Best Feature.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui