A Loco, plataforma global de streaming ao vivo, será lançada no Brasil nesta segunda, 27. Com foco no engajamento da comunidade gamer, interatividade e personalização, a plataforma oferecerá formas diferentes de conectar streamers e seu público. Após uma fase beta em dezembro de 2024, o lançamento oficial começa com parcerias exclusivas com grandes criadores de conteúdo de games do Brasil, como Nobru, Cerol, Paulinho o Loko, Piuzinho e Freitas, entre outros. A plataforma indiana foi lançada em 2020. Hoje, para a nova empreitada em solo brasileiro, a empresa já conta com um time local focado na operação no país.
"A Loco não é apenas mais uma plataforma, é um movimento. A maioria das plataformas de streaming internacionais têm dificuldades em se conectar verdadeiramente com as comunidades locais de games. Na Loco, estamos revolucionando essa abordagem, crescendo juntamente de nossos usuários e transformando a forma como criadores e suas comunidades interagem. A comunidade de games do Brasil sempre foi pioneira e, com a Loco, estamos dando a eles um palco tão autêntico e dinâmico quanto eles são", afirma Firasat Durrani, co-fundador e chefe de parcerias de conteúdo da plataforma. A Loco tem como premissa que a verdadeira conexão floresce na autenticidade, e busca colocar isso em prática por meio do design, que prioriza plataformas mobile, até suas recompensas gamificadas e ferramentas focadas na comunidade.
As principais características e iniciativas incluem:
- Empoderamento em todos os níveis – O recém-lançado Programa de Parceiros Loco oferecerá suporte personalizado, treinamento online e offline, além de ferramentas de crescimento para criadores, seja para quem está começando como hobby ou para quem deseja construir uma carreira;
- Foco no criador – Transparência nos ganhos com um modelo de repasse de receitas líder na indústria, garantindo que os criadores fiquem com a maior parte do que ganham;
- Descoberta e interatividade – Novas formas de descoberta, para que os espectadores se engajem com criadores e entre si;
- Tecnologia – Com 60 milhões de usuários e mais de 600 mil streamers criando conteúdo na plataforma na Ásia do Sul, a Loco traz, agora, sua tecnologia para a região brasileira.
Entre os jogos mais populares transmitidos na Loco estão os mundialmente conhecidos PUBG Mobile, Battlegrounds Mobile India, Free Fire e Valorant, entre outros. A Loco também foi lar de alguns dos conteúdos de games mais assistidos do Sul da Ásia, incluindo o First BGMI LAN da Índia – All Stars Invitational com Nodwin Gaming e BGMI Masters Series 2022 – o torneio de esports mais assistido da Índia de todos os tempos e o primeiro torneio oficial de BGMI LAN da Krafton. A Loco também foi a plataforma de transmissão oficial da NBA 2K League na Índia e já fez parcerias com organizações de esports de destaque como Fnatic e S8ul, além de grandes publicadoras de games como Activision e Krafton.