TV mundial se despede de José Roberto Filippelli

José Roberto Filippelli
José Roberto Filippelli (Crédito: Divulgação/Editora Terceiro Nome)

Morreu no último sábado, 25, José Roberto Filippelli, um dos grandes responsáveis pela difusão da teledramaturgia brasileira no exterior. Foi velado e cremado no domingo, 26.

Filippelli foi um jornalista, publicitário, empresário e consultor brasileiro com ampla experiência no mercado de televisão internacional. Após bem sucedida carreira como publicitário, ele entrou na Globo em 1976, onde foi responsável por pesquisar o mercado europeu e estabelecer uma estratégia para a distribuição internacional dos programas da emissora.

Em poucos anos, abriu uma sucursal da Globo em Paris e nomeou dez representantes de vendas para países da Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África, onde ajudou a popularizar as telenovelas da emissora. Como um de seus grandes trunfos, contava a venda de "Escrava Isaura" para a China, e para outras dezenas de países, onde teve um sucesso monumental.

Em 2021 lançou "A melhor televisão do mundo; Meus tempos de Globo na Europa", livro em que detalha o processo de internacionalização da TV brasileira.

Nos anos 2010, Filippelli foi consultor e colaborador da Converge Comunicações, então editora deste noticiário, quando ajudou a abrir as portas do mercado internacional de televisão e trazer executivos para participar de eventos que estavam sendo criados naquela época no Brasil, como o Telas – Festival Internacional de Televisão de São Paulo. Também ajudou a desenvolver o Fórum das Televisões de Língua Portuguesa, que aconteceu em duas edições em São Paulo, reunindo representantes de emissoras de televisão de todo mundo dos países falantes de português, como Angola, Moçambique, Timor-leste, Portugal e até mesmo Macau, na China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui