A TV Cultura e a FIAT/IFTA (Federação Internacional dos Arquivos de Televisão) promovem o Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: Acesso, Valor e Preservação. O encontro está marcado para os dias 19 e 20 de março, na sede da emissora, em São Paulo.
No seminário, especialistas do setor audiovisual e fornecedores das novas tecnologias de mídia irão discutir os efeitos da transformação digital na organização dos arquivos. Entre os temas de debate, estão a urgência em salvar os arquivos analógicos da obsolescência e deterioração e a utilização da tecnologia para preservar, catalogar, acessar e valorizar o conteúdo audiovisual. Os encontros são voltados a profissionais e demais interessados na área.
Entre os palestrantes já confirmados estão: o dramaturgo Silvio de Abreu; a direção da Federação Internacional dos Arquivos de Televisão: Brid Dooley, Jacqui Gupta e Brecht Declerc; da TV Cultura: o presidente José Roberto Maluf, o diretor técnico Nelson Faria, o gerente do Cedoc José Maria Pereira Lopes, o gerente de Multimídias Danilo Rocha, e a consultora Rita Marques; do SBT: o diretor Raimundo Lima e o consultor de novas mídias Teder Morás; representantes dos arquivos das televisões da RTP de Portugal: Hilário Lopes da TVN do Chile, Amira Arratia da RTVE da Espanha, Virginia Bazan da Argentina, Mariela Molina e Silvia Massafero do Canal 9, Julio Fernández Baraibar da RTA, Maria Carnevale e Adriano Adoryan da EBC; os professores Fernando Moreira, da Univap, José Augusto Mannis, da Unicamp, e Áureo Busetto, da Unesp; o coordenador do acervo audiovisual do SESC, João Zílio; o diretor da Media Portal, Fabio Tsuzuki; a cineasta Angela Zoé; o jornalista Ingo Ostrovsky; e o CEO da NOA, Jean-Christophe Kummer.
O valor de participação é de R$700 (mais os R$70 de taxa) e as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma Sympla.
Inacreditável que um Seminário dessa importância organizado pela TV Cultura, dita pública,com apoio da Fiat, seja pago. Isso revela que não há nenhuma intenção prática de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da memória áudio-visual histórica e seu papel para a identidade nacional. É só o business mesmo.Lamentável.