Nesta quinta, 27, a Globo promoveu um encontro com seus executivos e talentos para apresentar assuntos de destaque da próxima edição do SXSW, que acontecerá entre os dias 7 e 15 de março em Austin, no Texas (EUA). O evento reúne criatividade e inovação, atraindo uma audiência diversa, de fãs de música e cinema a empreendedores e líderes do setor tecnológico. O Brasil será, mais uma vez, a maior delegação internacional no SXSW.
A Globo estará presente antes, durante e depois do evento, trazendo uma cobertura completa. Durante o festival, ela realizará uma curadoria estratégica de conteúdos para destacar os principais insights e ajudar seus parceiros a aproveitarem ao máximo a programação. Nesse sentido, a equipe separou os temas mais alinhados com os valores e estratégia da empresa, garantindo um panorama completo sobre inovação, tendências e ESG. O público poderá ver em destaque a Agenda Diária, com uma seleção dos eventos imperdíveis dentro dos tracks temáticos; Aspas do Dia, com frases marcantes de grandes palestrantes; e Segue o Fio, com dicas e reflexões aprofundadas sobre os principais temas do dia. Além disso, em parceria com a Casa São Paulo, a empresa terá em Austin ativações, brindes e um painel especial comemorando seus 100 anos, reforçando sua conexão com o futuro da mídia e do entretenimento.
Principais temas e o painel da Globo
Quem abriu a agenda do encontro nesta quinta foi Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo. "Nós acompanhamos o SXSW desde 2019. Por lá, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. São 23 trilhas temáticas, com tecnologia e cultura dominando a programação, e a inteligência artificial segue como o grande tema que conecta várias dessas conversas. Em 2023, a pauta era o recém-lançamento do Chat GPT. Em 2024, debatemos as possíveis aplicações das ferramentas de IA. Agora, em 2025, a expectativa é acompanhar estudos de caso e entender como a IA já está sendo aplicada em diferentes indústrias. A creator economy é outro assunto quente do evento, assim como clima e sustentabilidade. No ano da COP 30, a pauta segue sendo muito importante", pontuou.
A curadoria da Globo agrupou as 23 trilhas em sete grandes temas – ESG, Criatividade e Mercado, Política e Economia, Saúde e Bem-Estar, Música e Audiovisual, IA e Tecnologia e Cultura – e, durante o festival, os principais insights estarão na Plataforma Gente e nas redes sociais da empresa, nos perfis @globoads e @somosglobo.
Em sua fala, Feres destacou o painel "100 Years of Innovation in one of the world's leading media group", do qual ela participará ao lado de Manuel Belmar, diretor geral de Produtos Digitais, Finanças e Infraestrutura da Globo; Ricardo Villela, diretor geral de Jornalismo da Globo; e Renato Ribeiro, diretor de Produção de Conteúdo de Esportes da Globo, com Maju Coutinho como mediadora. Como parte das celebrações pelos 100 anos de Globo, o painel reafirma o compromisso da empresa com o futuro, com a ética, com o mercado e o talento brasileiro, reforçando sua missão de contar as próximas histórias, deixando um legado de criatividade, qualidade e integridade em diferentes frentes, conectando e refletindo os múltiplos Brasis que compõem a identidade do país. A conversa será realizada no dia 10 de março, às 16h (horário de Austin).
Os destaques de cada eixo temático
No encontro, os profissionais da Globo Maju Coutinho, Poliana Abritta, Cesar Tralli, Nilson Klava, Kenya Sade, Felipe Santana e Andréia Sadi, cada um representando uma das sete trilhas temáticas pré-definidas, listaram os painéis do SXSW que consideram imperdíveis. Manzar Feres chamou a atenção para a sessão da futurista Amy Webb, que apresentará a 18ª edição de seu relatório de tendências em tecnologia emergente e comentará sobre o recente conceito de living intelligence. A diretora também indica o keynote de Jay Graber, CEO da Bluesky, plataforma de mídia social alternativa ao X (antigo Twitter) que tem despertado a atenção do mercado a partir de experiências descentralizadoras. E, falando em inovações que movimentam as experiências de XR em diversos setores, a executiva destaca o papo com os especialistas Simone Kliass, da XRBR; Gaelle Mourre, da Fat Red Bird and Pocket Dimension; e Rodrigo Terra, da Arvore Immersive Experiences (e presidente da Abragames).
O jornalista Felipe Santana, correspondente da Globo em Nova York, analisou a área de tecnologia e inteligência artificial. O processamento quântico é um dos principais assuntos de todo o evento e o pilar da palestra de Charina Chou, COO da Google Quantum AI. Santana ainda citou a palestra "Reiniciando a inteligência artificial do zero" da cientista Rumman Chowdhury, que, até o momento, atua no governo norte-americano para tornar a inteligência artificial benéfica à população.
Quem comandou as dicas de Cultura e Desenvolvimento Humano foi a jornalista Andréia Sadi, que destacou, entre outros, o painel "Narrativas focadas no humano: estimulando conexão e cultura", que trará Cheryl Houser, fundadora da agência de criação Creative Breed, de NY, e sua abordagem que combina emoções humanas, arte e a ciência da narrativa.
Maju Coutinho falou sobre os destaques de ESG, levantando questões essenciais para um futuro mais sustentável, ético e culturalmente consciente. "Limpando Nossa Atmosfera: a Remoção de Carbono se Prepara para se Tornar Mainstream", que contará com a participação de Katharine Hayhoe, uma das principais cientistas sobre clima, e Douglas Chan, COO da Climeworks, foi sua primeira indicação.
Poliana Abritta reuniu as principais atrações voltadas ao mercado criativo, indicando sessões que abrangem desde tendências emergentes na economia dos criadores até novos modelos de design e storytelling corporativo. No painel "O passado, presente e estranho futuro da Economia dos Criadores", o ex-CEO da MCN e VidCon, Jim Louderback, compartilhará as principais mudanças pelas quais a economia dos criadores está passando e as novas tendências que irão moldá-la em 2025.
As principais palestras voltadas à indústria do audiovisual foram indicadas por Kenya Sade, jornalista e apresentadora do Multishow, que mergulhou nas inovações e tendências que estão transformando a música, o cinema, a TV e os formatos audiovisuais emergentes. A primeira sugestão foi o keynote de Issa Rae, atriz e escritora americana que, desde 2020, comanda uma empresa de mídia multifacetada especializada no desenvolvimento de conteúdo em diversas plataformas, rompendo barreiras na narrativa e na representatividade. A segunda dica norteou o mercado da música com a palestra "Mapeando o dinheiro da tecnologia musical, do investimento inicial à saída" que contará com Cherie Hu, fundadora da Water & Music. Ela indicou ainda a sessão de podcast ao vivo com o ator David Duchovny, que receberá convidados para comentar sobre as oportunidades existentes diante de falhas humanas, e o bate-papo com o ator Kevin Bacon, que fará uma retrospectiva da sua longeva carreira de mais de quatro décadas nas telas.
A trilha de saúde e bem-estar foi comandada por Nilson Klava, que iniciou as indicações com o opening session do evento, um bate papo com Kasley Killam, especialista em saúde social.
O jornalista e apresentador do "Jornal Hoje", Cesar Tralli, encerrou o encontro de 2025 com as principais atrações do SXSW na esfera de política e economia. O painel "A Epidemia de mentiras na política e como podemos curá-la" trará à tona uma importante discussão do mundo atual com dois especialistas: Bill Adair, jornalista, professor e autor vencedor do prêmio Pulitzer com a obra "Beyond the Big Lie", e Nina Jankowicz, especialista em desinformação mundialmente conhecida e alvo de muitas mentiras enquanto liderava o Conselho de Governança da Desinformação do Governo Biden. A segunda dica trouxe um nome brasileiro ao centro das atenções, com a sessão "Poder para o povo: tecnologia para participação dos cidadãos", que será ministrada por Ronaldo Lemos, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.