O governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas para o South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo, que acontecerá entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. O evento também abrigará, pela segunda vez, a SP House, espaço exclusivo do governo do Estado e da prefeitura de São Paulo que funcionará como um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com programação voltada para tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. As empresas selecionadas para a missão são: Acelera-ai; Brunch; Creators Platform; Lampada.ag; Let's Gig; Mavo Content; Movieart; Skyfix; Stratostorm; e Submarino Fantástico. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural paulista.
Voltado para setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, o CreativeSP oferece reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 2024, a projeção de negócios gerados pelas missões do CreativeSP atingiu recorde ao alcançar R$ 725 milhões, alta de 79% na comparação com o ano anterior. Além disso, foram gerados 6,4 mil empregos na indústria cultural. Ao todo, 103 empresas participaram de dez eventos, como os festivais de Cinema e Publicidade de Cannes, na França, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o South by Southwest, nos Estados Unidos, e a Berlinale.
Para 2025, estão confirmadas mais três missões: Games Developers Conference (GDC) – Estados Unidos – de 17 a 21 de março; Festival de Cinema de Cannes, na França – de 13 a 24 de maio; e Festival de Publicidade Cannes Lions, na França – de 16 a 20 de junho.