8º Icumam Lab recebe 60 inscrições de projetos de longas e séries de TV do Centro-Oeste

A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla (Foto: Divulgação)

As inscrições do 8º Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste foram encerradas na última segunda-feira, dia 25 de março. Foram recebidas 60 candidaturas para o laboratório. Estão inscritos 35 projetos do Distrito Federal, 15 de Goiás, seis do Mato Grosso e quatro do Mato Grosso do Sul. Foram 50 projetos de longas-metragens (37 ficções e 13 documentários) e dez séries de TV (sete ficções e três documentários). 

"Diante do cenário de reconstrução das políticas públicas para a cultura, a quantidade de projetos inscritos foi significativa. Isso reforça a importância da criação e continuidade de mecanismos de fomento para o mercado audiovisual no Centro-Oeste", destaca a diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla. 

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; Luana Rocha, roteirista, documentarista e pesquisadora documental; e Rafael de Almeida, cineasta, artista visual e pesquisador de cinema e audiovisual. A seleção terá critérios artísticos e técnicos e avaliará a originalidade, viabilidade de produção, estágio de desenvolvimento, histórico dos realizadores e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados. A lista dos nove projetos selecionados será divulgada até o dia 15 de abril.

Os selecionados participarão gratuitamente de mentorias com acompanhamento e análise nas diversas etapas do projeto – desde o planejamento de filmagens, passando pela concepção de direção, intenções de comercialização e distribuição até a preparação para a venda do projeto. E, ao final do laboratório, eles passam por um pitching. Os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ainda receberão prêmios das empresas parceiras.

O 8º Icumam Lab acontecerá entre 5 e 12 de maio, na Pousada Monjolo, que fica a 30 quilômetros de Goiânia. É um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, e conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui