Porta dos Fundos investe em podcasts e consolida relação com as marcas

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, o Porta dos Fundou comandou um painel no Rio2C 2022 no qual sócios e talentos do grupo celebraram as recentes conquistas e anunciaram novidades. Christian Rôças, o Crocas, CEO do Porta, abriu o encontro falando sobre o atual momento do grupo: "Hoje, o mundo está complexo, e atrair a atenção das pessoas está ainda mais difícil. Ninguém quer ser interrompido. Por isso, procuramos estar presentes de forma natural no dia a dia das pessoas. Queremos criar uma relação de memória afetiva, na qual as pessoas se lembrem do Porta e reverberem nossos conteúdos. Queremos ser o assunto do qual as pessoas estão falando. Essa premissa fez com que a gente amplificasse nosso escopo de trabalho para além do canal do YouTube – que continua, com muito orgulho – para nos tornarmos multiplataforma. Somos um canal de humor, mas também somos uma empresa híbrida de produção de conteúdo. Entre esses conteúdos, temos podcasts, vídeos curtos, vídeos longos, reality show, filmes. Por meio do Porta Estúdio, produzimos para plataformas como Deezer, Paramount+ e Netflix, entre outras". 

Em meio a esses diferentes formatos e gêneros de conteúdo, destacam-se os podcasts: neste ano, serão lançados pelo menos mais cinco novos títulos originais do Porta, que se juntam a produtos já consagrados como "Boto Fé", "Aula de Inglês", "Amigos do Fim" e "Quem quer ser um alienado?" – esses dois últimos, figurando no Top 3 dos podcasts mais ouvidos na Deezer do Brasil. 

"Entramos com força no mundo dos podcasts no ano passado e os resultados já são excelentes. Estamos produzindo títulos originais, pensados especificamente para esse formato. Tivemos o cuidado de não entrar nesse meio de qualquer jeito e queimar o filme lançando só por lançar, pra fazer parte da tendência. Estamos bem cautelosos com a qualidade desses materiais", comentou Crocas em uma conversa exclusiva com TELA VIVA. "O podcast nos aproxima do nosso público que, às vezes, tem pouco tempo para consumir nossos conteúdos. Queremos estar em todas as plataformas para garantir que sejamos lembrados. Quem não está presente, cai no esquecimento. Queremos marcar essa presença, mas com produtos de qualidade. Muitas vezes, o ouvinte do nosso podcast vai gostar daquilo e sentir vontade de consumir mais coisas do Porta, aí pode migrar para outras janelas", completou. 

"Amigos do Fim", com Evelyn Castro e Ed Gama, já tem uma segunda temporada em vista. E entre os novos títulos, está "Família dos Pereiras", também com Evelyn Castro, que segue mais um modelo de radionovela, e outra produção com Ed Gama e Estevan Nabote – esta, um "mesacast". 

Atuação junto do mercado publicitário 

Durante o painel, Ian SBF e Antonio Tabet, que compõem o quadro de sócios do Porta dos Fundos, falaram sobre a relação do grupo com as marcas, que segue em constante aprimoramento e consolidação. 

"Uma vez, o Ian me disse que 'a vida tem marcas', e eu concordo totalmente. O audiovisual tinha um jeito esquisito de lidar com as marcas. Os personagens falavam 'achocolatado' ao invés de Toddynho, por exemplo, sendo que ninguém fala 'achocolatado' normalmente. No Porta sempre falamos de marca abertamente. É um processo natural e que até reforçou a identificação com a audiência. E o fato de sempre citarmos as marcas abriu um caminho interessante para nós, com um processo fluido entre Porta, agências, audiência e departamentos de marketing. Nossos vídeos de branded content têm a mesma taxa de retenção de vídeos que não são de marca e, às vezes, a audiência é até maior. São conteúdos que geram muitos comentários também", contou Tabet. 

O grupo realizou uma pesquisa com o público e identificou que sete em cada dez pessoas não se incomodam em ver conteúdo de marca no Porta. Além disso, entre 70 e 75% sente vontade de comprar o produto e/ou interagir com a marca. 

Nesse sentido, a grande regra é: se o vídeo vai ser hospedado no canal do Porta, tem que ter o estilo do Porta, e não o do cliente. "Fazemos conteúdos para canais de clientes também, sem problemas – é para isso que criamos o braço 'Porta dos Outros'. Mas se for pra ser publicado no canal do Porta tem que ser do nosso jeito", ressaltou o humorista. Em 2021, foram 37 ações de branded content no canal do Porta dos Fundos. "Às vezes as pessoas assistem e nem sabem se o vídeo é comercial ou não, o que mostra que estamos no caminho certo", concluiu. 

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