Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Fare Cinema promove exibição do filme “Meu nome é Jeeg Robot” seguida...

Fare Cinema promove exibição do filme “Meu nome é Jeeg Robot” seguida de masterclass com o roteirista italiano Roberto Menotti

Acontece na próxima terça-feira, dia 31 de maio, às 18h30, no MIS-Museu da Imagem e do Som, uma Master Class com Roberto Menotti sobre roteiro de cinema e séries para TV, após a exibição do filme “Meu nome é Jeeg Robot”, do qual ele é um dos escritores.

“Meu nome é Jeeg Robot”, longa com 118 minutos, foi um grande sucesso de bilheteria na Itália, recebeu diversos prêmios em importantes festivais e ganhou status de cult entre os amantes de filmes inspirados em desenhos e quadrinhos.

Menotti é autor de diversos roteiros de cinema, séries para TV e romances gráficos, além de colaborar com os jornais italianos Il Manifesto e L’Espresso. “Meu nome é Jeeg Robot” foi indicado à categoria de melhor roteiro e vencedor de sete prêmios David di Donatello em 2016, um dos reconhecimentos mais prestigiosos da categoria na Itália.

Em “Meu nome é Jeeg Robot”, Menotti criou a história na qual Enzo Ceccotti é um pequeno ladrão suburbano que ganha superpoderes após entrar em contato com uma substância radioativa. Sombrio e introvertido, Enzo acolhe o novo presente como uma bênção para sua carreira como delinquente. Tudo muda quando ele conhece Alessia, que está convencida de que Enzo é Hiroshi Shiba, o herói do famoso desenho animado japonês “Jeeg Robot” (que fez enorme sucesso na Itália nos anos 80 na TV).

Além dos sete prêmios David di Donatello, recebidos em 2016, “Meu nome é Jeeg Robot” também foi agraciado com três Nastro d’Argento e o Globo de Ouro, em 2016, de Melhor Filme. atribuído a Gabriele Mainetti, que assina a direção.

Roberto Menotti 

Menotti estudou arte em Bolonha, semiótica em Berlim e cinema em Nova York. Ele é o autor do romance gráfico “Europa” e publicou quadrinhos e ilustrações em Il Manifesto, L’Espresso, Frigidaire, Comic Art, Blue. Como roteirista, ele criou a série “Zero” para Netflix e “Vita da Carlo” para Amazon Prime Video. Ele escreveu inúmeros filmes para o cinema, incluindo “Benedetta Follia”, “Non ci resta che il crimine”, “La Befana vien di notte: le origini” e “Lo chiamavano Jeeg Robot”, indicado ao melhor roteiro e vencedor de sete prêmios David di Donatello em 2016.

Em sua passagem pelo Brasil, Menotti participa também de encontros fechados com alunos da Escola Eugenio Montale e alunos do departamento de italiano da Universidade de São Paulo (USP), nos quais falará de sua experiência no campo do cinema e de como se originou a ideia do filme.

Programação 

O evento é a quinta edição do Fare Cinema, uma realização do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com o apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A atividade será gratuita, mediante reserva online pelo site. O filme será exibido com som original (italiano) com legendas em português. A Master Class de Menotti começará após a exibição do filme e terá tradução simultânea.

O Fare Cinema é um evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália desde 2018. A iniciativa busca difundir o cinema italiano no exterior através de atividades realizadas pela rede diplomática italiana e os Institutos Italianos de Cultura com o objetivo de valorizar a indústria do setor e seus profissionais.

O evento na terça começa às 18h30, com a exibição do filme. A Master Class com Menotti será na sequência, a partir das 20h35. O encerramento está previsto para 21h30. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile