Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos abre inscrições 

Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos abre inscrições 

(Foto: Divulgação)

O Ecocine 2024 – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos traz o tema Sustentabilidade e infância: direito ao século 22 em sua 32ª edição. O evento abre espaço para obras audiovisuais que têm como motes centrais ou transversais as relações ambientais e humanas, ampliando a sua visibilidade. As sessões de filmes são complementadas com palestras, rodas de conversa e oficinas, buscando a formação de público e o engajamento sobre as questões do meio ambiente, direitos humanos e ampliando o conhecimento sobre o DESCA – Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 6 de junho. Serão aceitas obras produzidas a partir de janeiro de 2021 nos formatos documentário, ficção, animação ou live-action de curtas, médias e longas-metragens e também na categoria de videoclipes. Obras que dialogam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU são bem-vindas e poderão compor painéis temáticos especiais.

Inspirado na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, o Ecocine entende que a criança é capaz de formular seus próprios pontos de vista e abrirá espaços para garantir a elas o direito de expressar suas opiniões livremente. Serão realizadas atividades especiais dedicadas a refletir sobre os desafios atuais para a garantia do direito ao futuro, incluindo sessões especiais de produções audiovisuais realizadas por crianças e adolescentes.

Os filmes selecionados pela equipe de curadoria desta edição serão disponibilizados gratuitamente. Entre os meses de outubro e dezembro de 2024, serão realizadas mostras presenciais com acessibilidade nas cidades de Bertioga, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. Será oferecida também uma oficina (presencial e/ou virtual) com o tema “Audiovisual e resgate cultural: ferramentas para o protagonismo de comunidades”.

A Ecocine 2024 premiará os trabalhos selecionados com o certificado da Seleção Oficial Ecocine. Os vencedores do melhor filme de cada categoria receberão o Troféu Ecocine 2024. As obras audiovisuais que se enquadram nos ODS (ONU) podem ser incluídas em um programa especial, desde que o número do ODS seja selecionado no momento do registro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile